Enfermeiras de Arapiraca trabalham na construção da Associação dos Dependentes Químicos, Familiares e Amigos de Arapiraca - ADQFAMA

  • Helder Lopes
  • 19/05/2014 05:16
  • Helder Lopes
ADQFAMA

Olá pensadores!

Esta semana o blog comemorou seu primeiro ano no ar. É motivo de grande satisfação ter este espaço para poder comentar e discutir com vocês alguns aspectos que entendo merecer nossa reflexão.

Hoje, na 18ª postagem do blog, tenho a alegria de apresentar a vocês um projeto coordenado por duas enfermeiras de Arapiraca, as quais tenho a satisfação de conhecer e desfrutar da amizade.

O projeto ao qual faço referência, coordenado pelas Enfermeiras Cláudia Rolim e Neuzianne Silva, trabalha pela construção da Associação de Dependentes Químicos, Familiares e Amigos de Arapiraca – ADQFAMA.

Explicando melhor: Cláudia e Neuzianne participaram de um edital lançado pelo Min. da Saúde que tratou sobre o protagonismo do usuário da rede de saúde mental. O projeto delas foi um dos aprovados pelo Ministério e assim está apto a receber recursos e ser desenvolvido. A verba foi repassada ao Fundo Municipal de Saúde, que a partir de então é o responsável pela sua administração.

Dentro do cronograma de atividades a serem desenvolvidas na execução do projeto, a primeira ação será a realização de um seminário com a seguinte temática: “PROMOVENDO O PROTAGONISMO DO DEPENDENTE QUÍMICO E FAMILIAR NO SEU CONTEXTO DE VIDA”, que vai acontecer no auditório da UNEAL nos dias 20 e 21 de maio, das 8 às 17h.

O público alvo desta primeira ação são os dependentes químicos em tratamento e que não estejam fazendo uso abusivo de substâncias químicas, seus familiares, amigos e todos aqueles que têm interesse em discutir e buscar soluções para o enfrentamento do tema.

Importante ressaltar que o projeto tem a parceria da UFAL, representada pelo Professor Jarbas Ribeiro e conta com o apoio do SEBRAE e da FACOMAR.

A ADQFAMA só se tornará uma realidade se os atores envolvidos (dependentes, familiares, amigos e a sociedade) estiverem juntos e trabalharem por essa construção. O projeto tem o grande mérito de estudar e propor a discussão do tema, além de ter conseguido um financiamento junto ao Min. da Saúde para a execução das atividades. No entanto a Associação só terá êxito com a colaboração de todos.

Sem dúvidas a dependência química é um dos temas que mais merecem a nossa atenção nos dias atuais. É algo extremamente danoso às relações sociais. Destrói vidas e desestrutura famílias inteiras. Não há fórmula pronta para lidar com o problema, por isso a importância de iniciativas como essas, que se propõem a enfrentar com coragem e pioneirismo um assunto tão espinhoso.

Por isso quero de público parabenizar à Coordenação e aos parceiros dessa causa, desde já desejando muito sucesso na luta pela construção da ADQFAMA. Tenho convicção de que este trabalho terá o poder de alterar para melhor os destinos de muitos dependentes, familiares e amigos. E sendo assim, ajudará a toda sociedade arapiraquense.

Maiores informações e inscrições podem ser feitas pelo e-mail [email protected]

 

"Existem pessoas que são como a cana, que mesmo posta na moenda e reduzida a bagaço, só sabem dar doçura."

Dom Helder Câmara

 

Estou no twitter: @_helderlopes 

e no e-mail: [email protected]