Evento nacional de Letras reunirá no o Sertão Alagoano os maiores ícones no assunto, na esfera nacional e internacional.

  • Márcio Pedro . Colaborador : Ismar Inácio
  • 17/09/2014 18:04
  • Márcio Pedro
Ismar In

Na próxima semana, nos dias 24, 25 e 26 (setembro), acontecerá o 25º Fórum Acadêmico de Letras (FALE), na Universidade Federal de Alagoas, no Campus do Sertão, na cidade de Delmiro Gouveia, sertão alagoano, pelo curso de Letras.

O 25º FALE é um evento da Associação Nacional de Pesquisa na Graduação em Letras (ANPGL) e está sob a coordenação do professor doutor Ismar Inácio dos Santos Filho, com apoio da direção do Campus do Sertão, através dos professores doutores Ivamilson Barbalho e Agnaldo José Santos, com apoio da Coordenação do Curso de Letras, através do professor doutor Márcio Ferreira, e de todos os professores daquele curso. Recebe apoio financeiro da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

Esse Fórum tem como temática a “Pesquisa na Graduação em Letras e Modernidade Recente”, com o objetivo principal de fomentar a discussão e o fazer pesquisa na graduação em Letras, no sentido de refletir e, a partir da reflexão, possibilitar desejos, dispositivos, estratégias e parcerias de práticas de pesquisa na graduação, em diálogo também com as práticas pedagógicas dos professores de Língua Portuguesa e de línguas estrangeiras.

Assim, esse evento tem como foco lançar questões sobre a pesquisa em língua(gem) e seu ensino, problematizando os paradigmas epistemológicos, as práticas de investigação e as políticas públicas, entrelaçando diversas vozes, principalmente a de alunos graduandos e de professores da área, situando a língua(gem) no mundo dos processos de globalização, das hibridizações, dos interstícios, dos avanços tecnológicos, do boom das redes sociais, da hipersemiotização, das altas tensões ideológicas etc., entendendo que a língua(gem) é constitutiva de todos esses aspectos da vida. Nisso reside a singularidade dessa edição desse evento acadêmico. 

Participarão desse evento alguns pesquisadores e algumas pesquisadoras de renome nacional e internacional, tais como Drª Angela Dionisio (UFPE), Drª Judith Hoffnagel (UFPE), Drª Sulemi Fabiano (UFRN), Drª Marinalva Vieria (UFTM), Drª Roselene Fátima (UEM), Drª Leda Pires (UFS), Drª Stella Maris Bortoni-Ricardo (UNB), Drª Inês Signorini (UNICAMP), Drª Roxane Rojo (UNICAMP), Drª Susana Souto (UFAL), Drª Januacele da Costa (UFAL), Ms. Nelivaldo Santana (PARFOR), Ms. Hugo Ernesto Figueroa Morán (Universidad de El Salvador), Drª Elyne Vitório (UFAL-Campus do Sertão), Doutorando Fábia Fulni-ô (UFAL-Campus do Sertão), Doutorando Thiago Trindade (UFAL-Campus do Sertão), Ms. Cezar Neri (UFAL-Campus do Sertão), Dr. Márcio Ferreira (UFAL-Campus do Sertão), Dr. Héder Rangel (UFAL-Campus do Sertão) e Dr. Ismar Inácio (UFAL-Campus do Sertão).

Esse evento tem inscrição gratuita para professores da educação básica da área de língua(gem) e, para os demais participantes, a inscrição custa apenas o valor de R$ 30,00 (trinta reais). O FALE está também disponibilizando alojamento para os participantes que não são da cidade de Delmiro Gouveia (AL) e tenham interesses em ficar alojado na própria universidade. Já há inscrições de alunos e pesquisadores de diversos estados brasileiros. Veja o site (http://ismarinacio2.wix.com/25fale) e a rede social (https://www.facebook.com/fale.ufal.campusdosertao ).