Um olhar para o trânsito de Arapiraca

  • Márcio Pedro
  • 23/02/2014 15:53
  • Márcio Pedro
Google

Semana passada, assisti uma cena cômica e ao mesmo tempo preocupante. Um condutor estacionou seu veiculo na via baixa para cadeirantes de fronte a clinica Pro Criança em um dia movimentado, os guardas da SMTT (Superintêndencia Municipal de Transportes e Transito) verificaram a infração e pediram para o condutor retirar seu carro daquele local, e o mesmo não entendia porque não podia estacionar ali... O guarda explicou o motivo, e só assim o motorista entendeu e retirou seu carro. Foi orientativo, pelo menos, naquele momento os guardas não aplicaram a multa.

Por mais avanços que a prefeitura de Arapiraca conseguiu para melhorar o transito da cidade juntamente com os órgãos de transito, ainda se percebe uma grande falta de conhecimento de transito por parte dos motoristas e pedestres que circulam na cidade. Falta uma educação do transito para esta cidade que não para de crescer. Ainda não temos o hábito de respeitar a regulamentação do transito como acontece nos grandes centros do país.

Carroças de burro circulando despreocupadamente em vias de grande fluxo de veículos, ciclistas na contramão do transito, pedestres abusando da prioridade em detrimento ao veículos, desculpas desastrosas para aguardar ou estacionar em local não permitido, falta de mais locais para estacionamento, xingamamentos e buzinaço desnecessários, motoristas aos montes conduzindo veículos sem habilitação para dirigir, motoqueiros nus de EPI, capacetes vencidos sem nenhum conforto para o carona, desrespeitos aos sinais de transito, telefone ao volante nem se fala, só não ver quem não quer, enxurradas de multas, desrespeito aos guardas de transito, acidentes e incidentes todos os dias, entre outros erros mostram o cenário atual do transito em Arapiraca.

As ações punitivas e de coerção por parte dos órgãos de transito e prefeitura não são suficientes para domesticar o transito. Tem que haver mais propagandas, hábitos saudáveis, educação e orientação permanente até se conseguir um sinal de respeito pelo próximo, senso de reponsabilidade, apego a segurança e discernimento para entender que a Arapiraca de hoje não é a mesma dos anos 80.

Tenho com amigo que sempre se achou o melhor motorista da cidade, dia desses, ele veio me contar que semana passada foi a capital Maceió pela primeira vez com seu carro, e em um só dia recebeu quatro multas de transito na capital. Estava horrorizado, e falava mal do transito de Maceió.

Quem nunca viu carros em Arapiraca parar o trânsito enquanto aguarda um familiar sair de dentro de uma loja?  Formar fila dupla onde não é permitido, conseguir ficar calmo no transito as segundas-feiras... Atenção Arapiraca, o sinal está vermelho...