Por que falta tanta energia elétrica em Arapiraca?

  • Márcio Pedro
  • 16/12/2013 19:14
  • Márcio Pedro

É comum se ouvir nas rodas de conversas entre os arapiraquenses comentários jocosos sobre a função da nova substação que teve sua inauguração repleta de políticos que proclamavam na inauguração que a falta de energia era coisa do passado.

“Parece que piorou depois na nova substação” é a principal frase sobre as reclamações de tantos apagões dos moradores da terra do fumo.

Diante de tantas perguntas sem resposta este blog resolveu investigar o verdadeiro motivo de tanta falta de energia elétrica em Arapiraca e o que é preciso fazer para resolver o problema definitivamente.

Em conversa com um ex-funcionário da substação SE Arapiraca III  descobriu-se que as constantes quedas de energia não são motivadas pelas casas de força como muitas pessoas imaginavam.

Há três substações de energia elétrica em Arapiraca, duas gerenciadas pela Eletrobrás, e a mais nova SE Arapiraca III gerenciada pela Chesf,quando uma não dá conta do consumo outra entra em ação, e se mesmo assim acontecer algum incidente com umas destas a SE Arapiraca III assume o gerenciamento elétrico imediatamente, é quase impossível, segundo o ex-funcionário que não quis se identificar, faltar energia elétrica por causa das substações. Elas estão prontas para suportar uma cidade maior que Arapiraca. O problema de falta de energia elétrica na cidade é motivado por transformadores antigos nos bairros, oxidação dos cabos elétricos sem manutenção preventiva, fuga de energia elétrica por falta de conectores nos ramais para residências, e furtos de energia, conhecidos como “gatos” por parte de alguns usuários, explica Joel da silva, nome fictício, especialista em energia elétrica e formado em engenharia civil.

Os transformadores arcaicos não suportam mais a demanda de energia elétrica. Há 10 anos não se tinha computadores em tantas casas, quem tinha geladeira naquela época hoje tem também um congelador em casa, além de outros aparelhos consumidores de energia que surgiram, chuveiros elétricos é comum em quase todas as residências, e grande empresas que se instalaram aqui na cidade, além do crescente numero de novas residências que contribuem para um consumo maior de energia, paralelo a isso não se houve investimento suficiente para esta demanda, conclui outro funcionário da Eletrobrás AL.

Hoje a Eletrobrás é a terceira maior companhia de energia limpa do planeta, perdendo apenas para as gigantes Hidro Quebec do Canadá e para colombiana ISA , mas se tratando de retorno do capital empregado a Eletrobrás despenca para a posição 158 do rank mundial com retorno em torno de 5%, uma clara ideia de má gestão e falta de investimentos.

Já está sendo instalado em alguns condomínios e bairros da cidade um cabo elétrico a prova de furtos de energia. Segundo apurou este blog esse novo cabo que é obrigatório para novos condomínios que surgirem em Arapiraca é 99% a prova de “gatos”, mas está sendo trocado a passos de tartaruga enquanto Arapiraca corre como um coelho.