O que é a corrupção?

  • Márcio Pedro
  • 21/01/2014 18:48
  • Márcio Pedro
google

Sempre ouço o povo indignado com tanta corrupção, ontem ouvi o dono de uma loja de Cds piratas reclamando dos que controlam o Estado. Todos os dias, ouço o empresário que recebe o Bolsa Família reclamando que os buracos das estradas estão acabando com seu carro, o estudante comprando lugar na fila, o vereador que se diz insatisfeito com a morosidade brasileira, mas que não vota projetos na câmara sem receber um “pagamento”,  o funcionário público favorecendo seus familiares, sempre reclamando da fiscalização dos órgãos e da transparência a ele imposta ,e  a ausência da verdade quando a mentira é lucrativa. Ouço de tudo!

A corrupção é muito difundida na politica, mas não é limitada apenas nessa segregação. Segundo o dicionário, corrupção é o ato ou efeito de corromper; decomposição, putrefação. Vem do latim corruptus, que significa quebrado em pedaços. O verbo corromper significa “tornar pútrido”. Por isso é todo ato que se use do poder ou conhecimento para obter vantagens pessoais de forma ilegal.

Como eu posso discriminar os desvios dos políticos, se eu mesmo recebo um salário mensal sem trabalhar? Como eu posso reclamar da saúde do meu país se eu durmo em cima do dinheiro que eu, esperto, conseguir desviar  . Como posso falar em boa  educação se em casa chega uma feira da merenda escolar? Que fulano rouba, se em vez, de denunciar eu tento fazer um trato com ele para me beneficiar também? Esta forma de pensar é um tiro no próprio pé.  O Brasil é hoje o maior adversário de si mesmo. Em todo lugar, sala, restaurante, trabalho, escola, festa o brasileiro está pensando em como conseguir crescer na vida de forma rápida, mesmo que precise se corromper para tal façanha.

Por isso toda vez que você falar de corrupção analise a fundo a palavra, a prática e seu senso ético.

A vaidade é um principio de corrupção – Machado de Assis

Um povo corrompido não pode tolerar um governo que não seja corrupto. (Marquês de Maricá)