Seis perfis de alguns eleitores em Feira Grande

  • Márcio Pedro
  • 13/08/2012 09:17
  • Márcio Pedro
Google
Perfil do eleitor de Feira grande
Perfil do eleitor de Feira grande

Há pouco mais de um mês que começou as campanhas políticas em Feira Grande já começa a se caracterizar alguns perfis de eleitores da minha terra que não posso deixar de observar. Abaixo apresento os primeiros seis perfis.

Por: Márcio Pedro


O conformado: Não tá nem aí, para ele Feira Grande não vai sair de onde estar nunca, com nenhum candidato. Tem uma lista de reivindicações em sua mente. Para ele ninguém presta. São todos ladrões. Geralmente vota em branco.


O alienado: Este não quer saber de nada do outro candidato. Se souber que este candidato está numa rua faz o retorno bem por longe, que é para não vê nem seus eleitores. Vive contando e alimentando fofocas. Não tolera eleitor desconfiado, nem tão pouco os que não acompanham a comitiva. Costumam rasgar ou quebrar material de propaganda dos adversarios.


O animado: este não pode saber que vai ter visita de seu candidato que já se programa durante a noite. Seis horas da manhã já aparece no comitê todo preocupado com os carros de som, adesivos e motivando quem passa perto. Geralmente é o responsável em comprar o pãozinho Frances do café da manhã do candidato.


O desconfiado: Sempre está se perguntando se nas pesquisas o seu candidato está na frente. Quando houve alguém falar que o adversário subiu alguns pontos, corre para internet e/ou para casa do seu candidato para confirma o fato. Vive procurando saber se o outro candidato reuniu muita gente nas suas caminhadas. Este eleitor é meio doentio, vive especulando a todos e a tudo. Pare ele o voto não deveria ser secreto.


O encrenqueiro: Fica procurando apostas, rindo dos adversários e seus seguidores, mostrando os pontos positivos de seus candidatos e os negativos do outro. Vive publicando imagens provocativas nas redes sociais. Geralmente durante a campanha política não toca outra música no aparelho de som de sua casa ou carro que não seja o CD do seu candidato.


O mercenário: Vende o voto a todos os candidatos, tanto para prefeito quanto para vereador. Se algum candidato questiona a fidelidade daqueles votos, o mesmo avisa que é uma pessoa de moral e ética e que não engana a nenhum homem de bem. Geralmente este eleitor contabiliza para o candidato até o voto do seu cãozinho vira-lata. No dia da eleição, se ele encontrar alguém que pague seu almoço oferece seu voto. Na urna seu voto continua um mistério.

Aguarde outros perfis em breve...