Arapiraca e mais nove municípios recebem o Selo Unicef Município Aprovado – Ed.2013-2016

  • Lourdes Rizzatto e Silvestre Rizzatto
  • 13/12/2016 21:00
  • Click Due

O Teatro do Planetário e Casa de Ciência de Arapiraca sediou na manhã da terça (13), o encerramento do Selo Unicef Município Aprovado – Edição 2013-2016, no semiárido. Dez municípios alagoanos que implementaram avanços que garantiram melhor qualidade de vida à crianças e adolescentes nas áreas de saúde, educação, proteção e participação social ganharam reconhecimento internacional com a premiação.

O evento deixou claro a que veio. Logo no hall de entrada do Planetário, cinco municípios apresentaram em stands ações exitosas no que se refere à primeira infância: AGAPI (Arapiraca), educação (Teotônio Vilela), proteção social (Delmiro Gouveia) e participação de adolescentes (Taquarana e Limoeiro). No teatro, a cerimônia oficial foi pura emoção com a presença dos gestores municipais, articuladores e membros dos comitês do Selo do Unicef de cada município, bem como adolescentes do NUCA (Núcleo de Cidadania dos Adolescentes), além de representantes da OAB, educadores e autoridades.

Crianças do coral “Pequenos Tons” e do Núcleo de Apoio às Escolas em Tempo Integral realizaram apresentações artísticas reforçando que arte e cultura são elementos de transformação e socialização. O pequeno mestre de cerimônias Ícaro Inácio Silva Santos, de 12 anos, assumiu com maestria o posto de Max Farias durante o momento cultural, e conquistou a todos com a sua desenvoltura e presença de espírito.

Na solenidade os municípios de Água Branca, Campo Alegre, Estrela de Alagoas, Girau do Ponciano, Igaci, Junqueiro, Novo Lino, Pariconha, São Miguel dos Campos e União dos Palmares, que não conquistaram esta edição do Selo Unicef, foram homenageados com “Menção Honrosa”. O ponto alto do evento foi a certificação dos prefeitos, realizada pelo coordenador do Unicef no semiárido, Robert Glass.

Conquistaram o Selo Unicef Município Aprovado – Edição 2013-2016 os municípios de Arapiraca, Coité do Nóia, Delmiro Gouveia, Limoeiro de Anadia, Palmeira dos Índios, Piranhas, Quebrangulo, São Sebastião, Taquarana e Teotônio Vilela. Ao todo vinte e cinco municípios alagoanos participaram desta edição, e a metodologia de avaliação do Selo Unicef incluiu ações estratégicas (o que os municípios precisam realizar) e indicadores de impacto social (os resultados que os municípios precisam melhorar) que envolvem sete direitos: de sobreviver e se desenvolver; de aprender; de proteger-se e ser protegido do HIV/AIDS; de crescer sem violência; de ser adolescente; de ser prioridade nas políticas públicas; de brincar, praticar esportes e se divertir.

Arapiraca conquista pela terceira vez o Selo de Município Aprovado. A primeira conquista foi na edição 2005-2006, depois na edição 2009-2012 e agora referente a edição 2013-2016. Entre as políticas públicas que contribuíram para a conquista estão o projeto AGAPI – Arapiraca Garante A Primeira Infância, que tornou-se Lei Municipal, a redução da mortalidade infantil no município, o aumento das consultas pré-natal, a criação do Núcleo de Cidadania dos Adolescentes (NUCA), ações de prevenção ao trabalho infantil, redução dos índices de evasão escolar e garantia ao acesso escolar, entre outras ações que estão indiretamente ligadas à redução dos índices de vulnerabilidade e exclusão, como saneamento básico e atenção básica de saúde.

 

Unicef

(por assessoria)

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) atua em cento e noventa países e territórios. O Selo UNICEF Município Aprovado é uma iniciativa para estimular os municípios a implementarem políticas públicas para diminuir as desigualdades e garantir os direitos das crianças e dos adolescentes previstos na Convenção Internacional sobre os Direitos da Criança e no Estatuto da Criança e do adolescente (ECA)