Boteco do Empreendedor é sucesso na Comedoria Escritório

  • Lourdes Rizzatto e Silvestre Rizzatto
  • 20/10/2016 21:00
  • Click Due

O que pode acontecer quando um Relações Públicas (RP) e um consultor estratégico decidem falar sobre empreendedorismo? E, ainda, o que você consegue visualizar se esses dois resolvem abraçar a ideia de uma construção coletiva para um evento que reúna uma tropa de gente boa na área de comunicação, marketing, propaganda e publicidade, envolvendo convidados de “peso” tanto do setor público, quanto da iniciativa privada? Eu mesma respondo, o “Boteco do Empreendedor”!

O que Leandro Souto e Victor Ferreira (o RP e o consultor estratégico citados anteriormente) orquestraram foi mais do que um bate-papo na Comedoria Escritório, na última quinta (20), para falar sobre empreendedorismo. O que aconteceu na realidade foi o início de um movimento coletivo onde a união de jornalistas, agências de publicidade, consultoria e assessoria, em parceria com a iniciativa privada deu o ponta pé inicial para levar temas de interesse da sociedade a quem de fato e de direito quer e precisa mais do que respostas.

O Boteco do Empreendedor chegou de forma leve, trazendo muita curiosidade a seus convidados sobre o feedback que cada um poderia ter. Mas as expectativas, ao meu ver, foram superadas não só pelo peso da mesa - composta por Lucas Sorgato, economista, consultor credenciado pelo Sebrae, professor universitário..., Genildo Silva, economista e Secretário Executivo de Planejamento e Gestão do Governo de Alagoas (representando o poder público), Heriberto Tromm, gerente nacional da Araforros, e Francisco José Lira Lieuthier, gerente comercial da Popular Alimentos, os dois últimos, representantes de grandes empresas da iniciativa privada de Arapiraca. 

Quem foi ao evento estava aberto a ouvir, e interessado em participar de forma ativa e questionadora. As conversas que abordaram a crise do momento atual, a interrogação sobre Arapiraca realmente andar na contra mão do Brasil em termos de crescimento, o desemprego local e no estado, a tão comentada frase de “criar na crise” para gerar oportunidades, e as perspectivas para o futuro não trouxeram muitas novidades que estimulassem o público presente. O que prendeu a atenção foi, em grande parte, a apresentação dos "cases" de sucesso de duas empresas que nasceram em Arapiraca e que atualmente buscam sua consolidação junto ao mercado nacional. Saber que a Araforros só não está presente em cinco estados brasileiros, e que a Popular Alimentos vende seus produtos em vários estados do nordeste é algo que diz, nas entrelinhas, ao MEI, ao micro e ao pequeno empresário que é possível crescer e enfrentar os desafios, não só apenas com criatividade, mas principalmente com muito profissionalismo e foco.

Ver a participação do público com perguntas coerentes sobre investimentos em comunicação interna e externa das empresas, a participação em licitações públicas, o dilema pequenos empresários versus os encargos sobre os produtos, as projeções para continuar crescendo diante do quadro econômico atual do país..., me fizeram sentir que “O Boteco do Empreendedor”, nesta primeira edição, cumpriu a sua missão que teve como proposta conversar sobre negócios em um formato descontraído e aproximar interessados no tema.

No fim das contas, o evento foi motivador. Então, que venha o próximo... E, para os interessados, o próximo tema será “Gestão da Qualidade”. Fique ligado porque esse segundo encontro promete!!!!

Colaboradores da 1ª edição do “Boteco do Empreendedor”:
Agência Lúmen
Araforros
Bake Burguer
Big Marcas
Blog da Clau Soares
Conselho de Jovens Empresários –CJE
DJ Felipe Safadão
Escritório Comedoria
Grupo Coringa
Mochileiros pela Educação
Nexus Coworking
Nutrishop
Popular Alimentos
Projete Consultoria
Sou Imagem
Orientis Soluções Empresariais