Folia de Rua leva o frevo para milhares de foliões no Bosque das Arapiracas

  • Lourdes Rizzatto e Silvestre Rizzatto
  • 11/02/2017 21:00
  • Click Due

O esperado momento do desfile dos blocos do Folia de Rua 2017 aconteceu na tarde do sábado (11) para a felicidade dos foliões arapiraquenses, ainda sob o clima vibrante da noite anterior no Mercado do Artesanato. O evento da sexta feira (10) resgatou o concurso da Rainha e do Rei Momo do Folia de Rua, trouxe a emoção da homenagem “in memorian” a Miguel de Oliveira Santos, com a dedicação desta edição do Folia de Rua ao maestro, e levantou a bandeira da inclusão ao convidar o Rei Momo e a Rainha da Pestalozzi para abrilhantar o evento.

A palavra de ordem foi “alegria, alegria e alegria” e, ao que parece, todos entenderam o recado e personificaram esta palavra de sete letras em gestos de vibração, gentilezas, união compartilhada e muita animação. O tradicional frevo entrou no percurso de dois quilômetros do corredor da folia no Bosque das Arapiracas para reafirmar a vocação da cidade para grandes eventos, e reforçar que o povo da “Terra de Manoel André” se diverte com a família.

A concentração iniciou a partir das 15h, no Parque Ceci Cunha, com um “esquenta” comandado pela banda Affarra. A abertura oficial, às 17h30, pelo secretário de Cultura, Lazer e Juventude Silvestre Rizzatto, representando o prefeito Rogério Teófilo, e pelo deputado estadual Rodrigo Cunha, deu a largada para a comissão de frente abrir o corredor da folia com muita animação dos Reis Momos Cristovam Moreira e Renato Chaves (da Pestalozzi de Arapiraca) e das Rainhas do Folia de Rua, Fernanda Duarte e Maria Vitória (da Pestalozzi de Arapiraca.

O percurso ao longo do Bosque foi animado por catorze blocos e suas orquestras de frevo. Os foliões mantiveram a tradição de Arapiraca ser uma terra festiva e segura. Segundo a coordenação do evento nenhum incidente foi registrado, tanto na área do Parque Ceci Cunha, quanto no Bosque. Os blocos “indoor”, que iniciaram seus shows após o término dos desfiles dos blocos com as orquestras de frevo, também abrilhantaram o evento com a participação de bandas e cantores de sucesso. O bloco “Sou Formando” trouxe Cavaleiros Prime, Robertinho na Pisada e Dé Boy Nascimento. Já o bloco “Kihei”, em seu “indoor”, empolgou os foliões com Parangolé, Tony Salles, Marreta You Planeta e Márcio Dhuka. O camarote da Unimed também levou o “Pagode da Amizade” para animar os foliões.

A Rainha Fernanda Duarte e uma comissão da Secretaria de Cultura, Lazer e Juventude deram as boas-vindas aos cantores convidados e aos foliões dos Blocos Indoor “Sou Formando” e “Kihei”. Neste último a Rainha mostrou todo o seu charme ao dançar no palco com o cantor do Marreta You Planeta.  

A presença de policiais militares do Pelopes e da Cavalaria, além de guardas municipais e autoridades de trânsito da SMTT permitiu que foliões de todas as idades brincassem com segurança e tranquilidade. O secretário Silvestre Rizzatto informou que cento e cinquenta profissionais entre PM, guardas municipais e SMTT deram apoio ao evento, e que este efetivo foi de fundamental importância para garantir o sucesso do evento.

Uma coisa é certa, essa 13ª edição deste lindo evento “Folia de Rua 2017” ficará marcada pelo resgate do concurso da Rainha do Folia de Rua, pela iniciativa de inclusão, pela justa homenagem ao Maestro Miguel de Oliveira Santos e pela nova forma de diálogo entre o poder público com a Liga dos Blocos. Iniciativas que aproximaram as famílias arapiraquenses da grande prévia carnavalesca da cidade e, principalmente, contribuíram para iniciar novos laços entre a nova gestão municipal e o povo festivo desta terra.