Mestra de Piaçabuçu, Patrimônio Vivo de Alagoas, expõe na galeria do Sesc Arapiraca

  • Lourdes Rizzatto e Silvestre Rizzatto
  • 13/04/2015 11:39
  • Click Due

A Exposição Mestra Menina, aberta na quinta (09), na galeria do Sesc Arapiraca, traz facetas dos universos que povoam a imaginação dos ribeirinhos do “Velho Chico”, onde o poético e o lúdico apresentado por Maria de Lourdes Menezes - reconhecida como Mestra Bonequeira, Patrimônio Vivo de Alagoas, desde agosto de 2011 - coloca de forma delicada a vida, a religiosidade e a cultura dessa gente simples, fervorosa e alegre.

Os curadores da exposição, Jasiel Martins e Dalva de Castro, representantes da Associação Olha o Chico, criam um grande arcabouço imaginário onde a vida e a obra de Mestra Lourdes se fundem em cores, metáforas, sincretismos, lendas e o cotidiano de personagens de Piaçabuçu.

Retalhos e pedaços de papel tornam-se instrumento de trabalho e dão vida a bonecos de pano e painéis que contam um pouco das histórias do Rio São Francisco e de suas lendas onde figuras femininas, a exemplo das Mães D´Água - sereias do Chico, não só encantam pescadores como trazem bonança. A forte imagem que evoca o religioso contemplativo traz a Rainha, e protetora das águas, Iemanjá. As imagens masculinas também trazem o sincretismo religioso nas figuras de São Jorge e seu cavalo, e do Preto Velho.  

A natureza exuberante e a expressividade de quem mora às margens do Velho Chico saem do imaginário e ganham vida em cada releitura feita de forma pessoal e única. O que mais encanta na Exposição Mestra Menina é a delicadeza com que Mestra Lourdes se expõe para revelar o seu amor ao seu povo, à sua cultura e ao seu eterno Chico.

Veja as fotos da exposição: http://minutoarapiraca.com.br/noticia/15228/2015/04/13/mestra-de-piaabuu-patrimnio-vivo-de-alagoas-expe-na-galeria-do-sesc-arapiraca

Serviço:

Visitação: de 10/04 a 15/05/15, domingo a sexta, das 12h às 18h

Local: Galeria Sesc Arapiraca

Agendamento de visitas: 3482-2402/ 3482-2400