Seminário “Qualidade na Escola” reúne 400 educadores no Levino´s Hall

  • Click Due
  • 24/08/2012 15:29
  • Click Due

O Núcleo de Cultura Avançada – NCA, reuniu em Arapiraca, na manhã deste sábado (25) cerca de quatrocentos profissionais da área da educação de sete municípios alagoanos para discutir vários temas ligados aos desafios da educação no Brasil.

O Seminário “Qualidade na Escola: Os Caminhos Possíveis” foi aberto oficialmente pelo Sr. Oliveiros Nunes Barboza, conselheiro e diretor pedagógico do NCA. Ao dar as boas vindas aos participantes, frisou a importância do evento para uma reflexão sobre a educação em Alagoas e, ao citar a participação de representantes Arapiraca, Jequiá da Praia, São Sebastião, Olho D´Água Grande, Taquarana, Belém e São Miguel dos Campos elogiou o comprometimento destes municípios com uma proposta efetiva de melhoria da qualidade da educação.

O Doutor em Educação Celso dos Santos Vasconcelos abriu o seminário destacando a importância de motivar os alunos tanto dentro como fora das salas de aula. Usando o termo “Alegria Crítica” frisou junto aos participantes que os conflitos dos alunos devem ser resolvidos para um aprendizado prazeroso. “O prazer da ação significativa e transformadora deve fazer parte da postura do educador enquanto satisfação pessoal, pois só desta maneira o trabalho de “educar” será cumprido”, comentou Celso dos Santos.

No período da tarde a palestra “Sentir, Refletir e Agir: Parâmetros para qualificar a prática docente” contou com uma apresentação performática do prof. Bruno Rogério. Mestre em Educação, o palestrante envolveu os participantes com ações de interatividade. Entre uma grande ciranda e leituras de texto em grupo, prof. Bruno revelou alguns de seus segredos para despertar o lúdico junto ao alunado.

A mensagem da palestra, inquestionavelmente, remeteu à coragem interior que cada docente deve ter para despertar o novo dentro de si, para que este “acordar” diante das limitações e dificuldades torne-se a principal ferramenta motivadora e transformadora da realidade em que ele e seu alunado estão inseridos.

Diante das palestras do prof. Celso dos Santos Vasconcelos e do prof. Bruno Rogério podemos usar a famosa frase de Shakespeare, em Hamlet: “Ser ou não ser, eis a questão”, para compreendermos que os desafios são inúmeros quando o tema é qualidade na escola.

s caminhos possíveis para educar estão diretamente ligados com o compromisso que cada docente assume, não só diante de projetos políticos pedagógicos na prática escolar, dos desafios propostos ao currículo, do envolvimento entre escola x família x sociedade, mas, principalmente, consigo mesmo como agente transformador e multiplicador de conhecimento.