Exposição fotográfica e lançamento de livro marcam noite cultural no Sesc Arapiraca

  • Click Due
  • 08/10/2011 05:43
  • Click Due

O Sesc Arapiraca promoveu mais uma noite cultural para seus usuários e convidados na noite da sexta-feira, dia 08. A exposição fotográfica “Além da Beleza – Plumárias Indígenas Brasileiras” traz 31 pôsteres coloridos e artefatos que apresentam didaticamente um mapa das etnias indígenas brasileiras das regiões norte e centro-oeste do país. A representação da região nordeste é feita através da tribo alagoana Kariri Xocó, que participa expondo “cocares”, a convite do Sesc Alagoas

A exposição na Galeria Sesc, em sua maioria, contém exemplares que foram selecionados pelo Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo para a Mostra itinerante “Plumárias Indígenas Brasileiras” que ocorreu no período de 1993 a 1996 em várias instituições.

Os artefatos plumários para as nações indígenas, em especial os adornos corporais vinculam-se essencialmente aos ritos cerimoniais e ao domínio masculino, mas também possuem significados estéticos e simbólicos por apresentarem respectivamente conteúdos sociais e mágicos-religiosos. Além das peças expostas na ”Galeria Sesc” a coordenação do evento ofereceu aos visitantes um coquetel com alimentos que compõem a culinária indígena.

Fotos que ressaltavam a utilização de plumagens em rituais de luta, religiosos e como adornos junto a pinturas festivas foram projetadas na área externa da Unidade Sesc. Mas, quem roubou a cena foi um pequeno “Curumim” que ingenuamente brincando com as projeções deixou sub-entendido o quanto muitas nações tiveram que adaptar-se ao universo branco para não serem extintas.

A noite cultural prosseguiu, no Teatro da Unidade Sesc Arapiraca, com o lançamento do áudio-livro “O Amor de Graça e Liano e outras histórias” da Trupe Gogó da Ema de Contadores de Histórias do SESC Alagoas e Luciano Pontes. O livro foi apresentado ao público pela Trupe “Alimentando o imaginário coletivo”, com alguns dos contos que compõem esta obra que mescla histórias coletivas (de contadores de histórias informais) e autorais.

A coletânea de contos mostra o mergulho da Trupe nas obras do mestre Graça e no universo de histórias “legadas pela tradição oral e escrita para, a partir delas, ampliar suas próprias histórias, recriá-las e devolvê-las ao público”, é o que afirma Maria José Gomes, assessora técnica em literatura do departamento nacional do Sesc, na apresentação do livro.

Para os leigos e puros de coração o que realmente conta é a magia que se instalou da primeira à última apresentação das contadoras de histórias. A atenção, os risos, os buchichos, a sonoridade, a musicalidade revelou a linha tênue existente entre o “lúdico fechar de olhos” para “ver” o amor de Graça e Liano e a força da “palavra viva” onde até a respiração narra, invade e alimenta a fantasia.

A beleza visual do áudio-livro encanta como um todo. Do projeto gráfico e programação visual e diagramação de Claudio Lins, às ilustrações de Elma. Aos artistas Luciano Pontes e Adriana Millet, os merecidos parabéns pela condução do trabalho, dos estudos, das pesquisas e à Trupe mil vezes parabéns, principalmente, por coroar cerca de onze anos de jornada, com este lindo livro.