Papel A3 e Sonora Brasil abrem temporada cultural no Sesc Arapiraca

  • Click Due
  • 14/08/2011 09:45
  • Click Due

A exposição “Papel A3” e o “Sonora Brasil” abriram na sexta-feira(12) a temporada cultural do segundo semestre do Sesc Arapiraca. O público que compareceu pôde ver de perto Adriana Jardim, Achiles Escobar, Persivaldo Figuerôa e as 32 peças desses artistas plásticos.

A apresentação do grupo “Caixeiras do Divino”, do Maranhão, também lotou o auditório Sesc da capital metropolitana do agreste, comprovando que por aqui o público é fiel às manifestações artísticas e culturais.

A mistura de estilos e técnicas em papel conquistou quem compareceu a abertura da exposição “Papel A3”. A identificação voluntária com o figurativismo de Adriana Jardim revelou que a magia interiorana da construção dos próprios bonecos e brinquedos faz parte, não do imaginário, mas das recordações dos adultos e da realidade das crianças.

As peças em papel machê e colagem de Achiles Escobar e a papietagem com volumes e formas de Persivaldo Figuerôa conduziram olhares, remeteram à política do ecológicamente correto pelo reaproveitamento de produtos e, principalmente, despertou a interpretação de “belo” em cada observador. Ou seja, uma exposição rica em detalhes, cores e percepções.

A noite também reservou, aos amantes das manifestações culturais e folclóricas, um espetáculo à parte. O grupo maranhense “Caixeiras do Divino” que veio à Arapiraca trazido pela primeira etapa do circuito nacional de música Sonora Brasil, com o tema “Sagrados Mistérios: Vozes do Brasil”, também encantou o público.


Com uma sonoridade quase de “ladainha”, o canto das caixeiras , que apresenta repertório da música vocal presente nas festividades populares em devoção às entidades religiosas, também revelou que pequenas semelhanças não são apenas meras coincidências.


O figurino, o colorido dos instrumentos e a ambientação sóbria compôs, perfeitamente, o conjunto da obra e nos permitiu buscar leituras visuais através de um breve mergulho no detalhe diferenciado.


A “Galeria” de Artes” do Sesc, em Arapiraca, permanece com a exposição “Papel A3”, até 23 de setembro. A visitação está aberta ao público de terça a domingo, das 12h às 18h. A entrada é gratuita.