Lasar Segall na Galeria SESC Arapiraca

  • Lourdes Rizzatto e Silvestre Rizzatto
  • 08/06/2011 06:25
  • Click Due
Silvestre Rizzatto

A semana começou com pé direito, em Arapiraca. Aliás este comentário deve-se a abertura da exposição de gravuras de Lasar Segall na galeria do SESC. Intitulada como “Poesia da linha e do corte” a exposição traz 35 quadros, sendo 16 gravuras impressas em placa de metal e 19 xilogravuras, impressas em prensas de madeira. O material que compõe a segunda exposição do SESC na capital da região metropolitana do agreste foi reproduzido em papel vegetal pelas matrizes que se encontram no Museu Lasar Segall, em São Paulo.
O projeto itinerante desenvolvido pelo Departamento Nacional do SESC-Ler está percorrendo cidades do interior do Brasil. Em Alagoas, o roteiro iniciou na cidade de Teotônio Vilela, seguiu para Arapiraca onde ficará aberto ao público até dia 30 deste mês e será encerrado em Palmeira dos Índios.
A obra de Segall, que retrata emigrantes em navios, zonas de prostituição no Rio de Janeiro na década de 30, retratos, mulheres e cabeças de negros e negras, apresenta a pluralidade de raças e culturas. As impressões feitas em placas de metal – ponta seca, visualmente mais leves, claras e suaves faz contraponto com a densidade e a dramaticidade expostas nas xilogravuras, impressas em madeira.
O foco principal da exposição são os alunos do SESC-Ler, EJA e estudantes das redes municipal, estadual e privada. Oficinas de xilogravuras serão ministradas juntamente com palestras sobre a vida e obra de Lasar Segall. O que encanta no projeto é o “despertar” do público para um dos grandes legados da arte brasileira.
O SESC está aberto as escolas para agendamento de visitas em grupos através do número 3482.2402. A galeria também está aberta ao público para visitação em horário comercial. Este, com certeza, é um programa “nota 10” para fazer sozinho ou acompanhado, portanto, programe-se!