Violência e adolescência: é possível um adolescente assassinar seus familiares?

  • Milliam Nascimento
  • 13/08/2013 15:33
  • Milliam Nascimento

Olá amigos leitores,

Hoje vou tecer alguns comentários sobre um crime ocorrido nos últimos dias: a polícia de SP acusa um adolescente de 13 anos de ter assassinado seus familiares e depois cometer suicidio. 

Muitas questões foram levantadas e um sentimento de incredulidade surgiu apartir das observações e comentários sobre o caso. 

Como um menino de 13 anos seria capaz de cometer tal ato contra sua própria família?
Não me proponho, aqui, a responder todas as perguntas, até porque não tenho o conhecimento necessário para fazê-lo. Mas, me proponho a tentar analisar alguns pontos sob a ótica da psicologia. 

A psicologia, em uma de suas áreas, estuda o comportamento criminoso apartir de estudos sobre a personalidade, estrutura mental, psicopatologias, na tentativa de traçar um perfil e entender as motivações que levaram a tal ato. 

O que mais assusta nesse caso é a idade do possível assassino ou o fato de a violência ter sido cometida contra sua própria família, ou seria uma combinação das duas coisas? Sabemos que todo ser humano tem a capacidade de cometer atos de violência e que isso não está relacionado à idade. Vemos todos os dias nos noticiários, e ao nosso redor, que cada vez mais pessoas jovens tem cometido atos de violência graves e que tem estarrecido a todos nós. 

Mas o que levaria uma pessoa a assassinar a própria família? Podemos supor algumas situações.

A agressividade é sempre um tema da atualidade, especialmente a agressividade juvenil, atualmente relacionada às ações das gangues (normalmente relacionada ao uso/tráfico de drogas), dos atiradores de escolas(caso já ocorrido no Brasil), dos queimadores de mendigos ou espancadores de grupos/classes menos favorecidas ou simplesmente a agressividade intrafamiliar.

Na maioria desses casos a violência é gratuíta e baseada em convicções errôneas. Alguns desses casos acontecem por situações traumáticas de vida em que a pessoa acredita que precisa se vingar. 

Os adolescentes e jovens que se destacam pela agressividade exagerada, podem ter um histórico de condutas agressivas que remonta desde a infância em que, muitas vezes, tais comportamentos são encarados como uma fase. Devemos estar atentos que a agressividade, por si só, não pode explicar a violência, mas em conjunto com outras situações (meio, personalidade, convicções pessoais, etc) poderia gerá-la.

Alguns transtornos mentais e/ou de personalidade estão, muitas vezes, relacionados a condutas agressivas e episódios de violência. 

A psicopatia é um transtorno de personalidade em que apesar da integridade das funções psíquicas e mentais, a conduta social do indivíduo se encontra patologicamente alterada.Eles não sentem culpa, medo, não conseguem se colocar no lugar dos outros, e não sentem emoções, quando as demonstra, normalmente, é na tentativa de adequação ou de fingir que os sentem, sempre de acordo com a necessidade do momento. Deixarei para falar melhor sobre ele em outro post. 

Em episódios de surto psicótico em que há uma dissociação da estrutura psíquica do indivíduo, onde ele apresenta comportamentos socialmente estranhos e diferentes, devido à momentânea incapacidade de pensar racionalmente, o indivíduo pode cometer atos de violência extrema. Os surtos psicóticos normalmente estão associados à esquizofrênia.

Então, fazemos o seguinte questionamento: é possível que o adolescente tenha cometido tal crime?

Sim, infelizmente é possível.

Foi mesmo o adolescente que cometeu o crime?

Não sei. Precisaríamos de mais dados, conhecer a história de vida, saber sobre o comportamento, entre outras questões.

Existem evidências que justificam a opinião da polícia, mas existem, também, ainda muitos questionamentos e dúvidas sobre o assunto e portanto, ainda é cedo para se chegar a qualquer conclusão. 

Até o próximo post.