O que é depressão?

  • Redação
  • 24/08/2012 14:53
  • Milliam Nascimento

Olá amigos leitores,

Peço desculpas pela ausência de postagens. Os dias têm sido muito corridos, mas tenho me programado para não deixar vocês sem textos sobre a Psicologia.

Hoje venho falar com vocês sobre a depressão.

A depressão é o mais comum dos transtornos mentais. O termo transtorno é utilizado para indicar a existência de um conjunto de sintomas ou comportamentos clinicamente reconhecíveis e associados, normalmente, a sofrimento e interferência nas funções pessoais. Um transtorno mental pode atingir qualquer indivíduo, não estabelecendo uma relação de classe social, nível cultural ou profissional.

De acordo com os manuais de classificação a depressão é considerada um transtorno do humor. Sendo assim, é um transtorno que se caracteriza por afetar o estado de humor da pessoa, deixando-a com humor predominantemente anormal de tristeza.

A depressão pode se manifestar em diferentes graus, onde pode ocorrer variação quanto ao número, gravidade e duração dos sintomas, sendo classificada como: leve, moderada e grave.

Estas alterações do humor, em geral, são acompanhas de modificação no nível global de atividade cotidiana que se manifestam através de humor deprimido, perda de interesse e prazer, energia reduzida, que pode levar a fatigabilidade aumentada e atividade reduzida, concentração e atenção reduzidas, auto-estima e autoconfiança diminuídas, visões desoladas e pessimistas do futuro, ideias suicidas ou atos autolesivos, sono perturbado e apetite diminuído.

É importante diferenciarmos a tristeza comum a acontecimentos da vida, como separações, morte, doença, e etc, com a tristeza advinda da depressão. A pessoa com depressão apresenta-se constantemente desanimada, com perda de interesse pelas atividades que antes eram prazerosas, e falta de disposição para as atividades cotidianas. Não é um sinal de fraqueza ou algo que possa ser superado apenas pela vontade ou esforço.

Hoje, há uma tendência a acreditar que a depressão pode surgir por conseqüência das experiências de vida atuais ou passadas, e/ou também por uma determinada alteração orgânico-cerebral (alteração bioquímica). Há, ainda, pesquisadores que acreditam que a hereditariedade também seja um fator determinante. Porém as causas
Para o tratamento da depressão é imprescindível se aliar a psiquiatria, através da medicação, e a psicologia, através da psicoterapia. O tratamento medicamentoso é feito com antidepressivos, receitados por um psiquiatra. O médico deverá prestar acompanhamento do uso da medicação para se definir a duração do tratamento e também para se definir o término deste. Neste sentido, é importante que a medicação seja retirada aos poucos, pois por se tratar de medicamento controlado (o famoso tarja preta) não é aconselhável que seja retirada imediatamente, pois pode trazer conseqüências negativas para o organismo.

O tratamento psicológico é realizado para ajudar o cliente (indivíduo/família), em sua busca pessoal. Procura facilitar o processo de auto-percepção, aumentar sua autoconfiança e buscar o equilíbrio interior. É importante estimular a participação do paciente no processo de terapia e para isso é imprescindível o apoio da família e dos amigos.

O tema da depressão é muito extenso e não se esgota nesse post. Posteriormente tratei outras informações e aprofundarei o assunto. Como sempre, deixo o espaço aberto para dúvidas e sugestões.

Até mais.