Psicoterapia, afinal o que é isso?

  • Redação
  • 25/07/2012 17:51
  • Milliam Nascimento

Olá amigos leitores,

Hoje venho trazer alguns esclarecimentos sobre o que é psicoterapia.

Há um grande preconceito com relação à busca de ajuda de um profissional da psicologia. A psicologia não se refere apenas a transtornos mentais. Buscar atendimento com um psicólogo não quer dizer que você está louco ou que é incapaz de resolver seus problemas sozinho. A psicoterapia é indicada para o tratamento de transtornos mentais, para modificação de problemas de natureza emocional, cognitiva e comportamental, e para autoconhecimento.

Em determinados momentos não conseguimos, por vários motivos, encontrar solução para nossos problemas e dificuldades. Um psicólogo o ajudará a descobrir a melhor maneira de resolver essas dificuldades e também auxiliará a encontrar estratégias para enfrentar fases/momentos fragilizantes, como por exemplo: doença, morte, divórcio, mudança de emprego, de cidade, entre outros. Assim como, prestará tratamento para os transtornos mentais quando solicitado para isso.

No post anterior falei que a Psicologia possui vários conceitos, com a psicoterapia acontece o mesmo. Porém vou me concentrar no conceito estabelecido pelo Conselho Federal de Psicologia, que é o órgão fiscalizador do exercício da profissão de psicólogo.

Segundo o CFP, a psicoterapia é: “Prática do psicólogo por se constituir, técnica e conceitualmente, um processo científico de compreensão, análise e intervenção que se realiza através da aplicação sistematizada e controlada de métodos e técnicas psicológicas reconhecidos pela ciência, pela prática e pela ética profissional, promovendo saúde mental e propiciando condições para o enfrentamento de conflitos e/ou transtornos psíquicos de indivíduos ou grupos.“ (resolução nº 010/00 de 20 de dezembro de 2000).

A partir deste conceito podemos fazer alguns comentários:

1. A psicoterapia muitas vezes é chamada apenas de terapia, não é incorreto, mas o termo psicoterapia é mais completo por se referir ao uso de métodos e técnicas psicológicas, enquanto o termo terapia é mais geral e pode se referir a diversas modalidades de tratamento.

2. Normalmente conhecida como cura pela falaa psicoterapia é mais profunda. A fala, através da expressão dos sentimentos, medos, dificuldades, é o principal instrumento da psicoterapia, porém não é uma fala sem sentido e sem objetivo como muitos podem pensar.

3. Há um grande número de modelos e métodos psicoterápicos apoiados em diferentes concepções sobre os sintomas e o funcionamento mental, nem sempre havendo um consenso entre eles. Atualmente, existem mais de 250 modalidades diferentes de psicoterapia.

4. É importante enfatizar que a psicoterapia funciona a partir da colaboração entre paciente e terapeuta. Não é o psicólogo quem vai resolver seus problemas ou encontrar saídas mágicas para os mesmos, mas indicar qual o melhor caminho a seguir de acordo com as possibilidades do paciente, deixando claro que a tomada de decisão é do paciente e não do psicólogo.

5. Os termos cliente ou paciente referem-se aquela pessoa que necessita/busca ajuda de um psicólogo, mas eles tem significados diferentes. Paciente é aquele que espera pacientemente por algo e vem do modelo médico de atendimento. Já o termo cliente traz a ideia de participação ativa. Cada psicólogo, a partir do modelo de psicoterapia que segue, refere-se ao indivíduo por um termo ou pelo outro, não havendo certo ou errado.

Existem algumas modalidades de psicoterapia mais comuns e conhecidas. Em outro post eu vou esclarecer sobre elas, pois o tema é bastante extenso. Portanto, o tema da psicoterapia não se esgota aqui. Espero ter ajudado a esclarecer alguns mitos e deixo o espaço aberto para o esclarecimento das dúvidas que surgirem.

Até logo!