Psicologia no esporte não se limita a aumentar rendimento do atleta

  • Redação
  • 09/08/2012 07:16
  • Milliam Nascimento

Olá amigos leitores,

Aproveitando o clima das olimpíadas venho aqui falar da Psicologia do Esporte e suas aplicações. Ela não é uma área nova da Psicologia, mas tem ganhado maior visibilidade nos últimos anos. Porém o referencial teórico ainda é escasso.

Segundo Valéria Sapienza, “a Psicologia do Esporte tem como objetivo compreender e lidar com os fatores psíquicos que interferem nas ações do exercício físico e no esporte”. Para tanto é de fundamental importância se levar em consideração os aspectos cognitivos, motivacionais e comportamentais.

O trabalho do psicólogo no esporte não se limita a preparar o atleta, psicologicamente, para aumentar o rendimento, mas também cuidar do bem estar emocional. Visa, ainda, trabalhar a autoconfiança do mesmo, pensando não só no momento da competição, mas no antes e depois desta.

O psicólogo pode atuar:

- No esporte escolar, onde ele vai analisar e compreender os processos de ensino, formação e educação dos estudantes, agindo como mediador da relação família/escola/estudante;
- No esporte recreativo, buscando analisar o comportamento dos indivíduos nessas atividades, principalmente quando elas são praticadas em grupo;
- Na reabilitação, tendo como principal finalidade a promoção da saúde do praticante, principalmente quando o atleta tem alguma limitação, buscando regular seu funcionamento psíquico através da prática esportiva;
- Nos esportes de alto rendimento, buscando agir nos fatores psicológicos que favorecem o desempenho do atleta e/ou equipe;
- Nos projetos sociais, onde pode elaborar um projeto de intervenção nas demandas apresentadas pela instituição e/ou comunidade, trabalhando temas como cidadania, respeito as diferenças, trabalho em grupo, entre outros.

Não podemos esquecer que o psicólogo também pode trabalhar o atleta individualmente, ajudando-o a lidar com suas dificuldades pessoais, controle dos sentimentos, atenção, equilíbrio, ansiedades, estresses, agressões e inseguranças, além de poder trabalhar com as situações de vitória e derrota, auxiliando o atleta a lidar com a fama ou o fracasso.
Espero ter ajudado na compreensão do trabalho do psicólogo no esporte e aguardo a sugestões de vocês sobre temas para novos posts.

Até a próxima!

Fonte: http://www.lifepsicologia.com.br/lifepsicologia/psicologia_esporte/