Estudo de caso: o homem que tirou a roupa na formatura

  • Miliam Nascimento
  • 02/08/2013 14:26
  • Milliam Nascimento

Olá amigos leitores,

Creio que muitos de vocês souberam do episódio acontecido no último final de semana em Maceió: um jovem, por motivos não muito claros, tirou a roupa em uma festa de formatura.

Decidir tratar desse tema, pois foi um fato de grande repercussão e que gerou muita  especulação.

O que levaria uma pessoa a cometer tal ato diante de tantas pessoas?

Não posso falar das motivações do rapaz, pois nem o conheço. Mas muito se falou sobre isso. E diante de tudo, podemos supor algumas situações.

Falou-se em uso de drogas, o que é bem provável, uma vez que o uso de substâncias psicoativas altera a percepção da realidade e em muitos casos gera uma mudança de comportamento e atitude.

Falou-se em aposta, o que me leva a pensar em algum transtorno de personalidade, narcisismo, inconsequência ou o simples fato de "querer aparecer". Podemos cogitar a possibilidade de algum transtorno mental também. 

Porém o que me chamou mais atenção foi o simples fato de que ficou nítido que nenhum dos presentes manifestou qualquer reação na tentativa de impedir que tal fato acontecesse. O rapaz em questão não possuia nenhum amigo ou familiar presente que pudesse impedir ou encerrar tal exibição? 

Outro ponto a ser levado em consideração foi a forma como o fato foi rapidamente repercutido em redes sociais. E a pergunta que fica é: qual a necessidade de expor tal situação em redes socias e entre os contatos, via whatsapp e similares? 

Vivemos num momento em que a grande maioria das pessoas não medem consequências na busca incessante de aparecer, de ser visto. Os 15 minutos de fama são buscados incansavelmente e as ações tem sido vista de forma natural, como se o fato de ficar "famoso" desculpasse qualquer violação aos direitos. 

A inversão de valores está tão presente que o fato de o rapaz ter ficado nu não foi o mais chocante e sim a forma como boa parte das pessoas lidaram com a situação. Vi em alguns sites pessoas comentarem o fato com tanta naturalidade e recriminarem aqueles que se manifestaram contra tal situação que me preocupa a que ponto nossa sociedade pode chegar. 

Posso dizer que se tratando de comportamento humano, infelizmente, pouca coisa me espanta e me preocupo com o futuro das novas gerações. 

Enfim, manifesto minha opinião pessoal: achei de uma grande violência com quem estava presente a forma como tudo aconteceu. Afirmo que não conheço o rapaz e nem posso falar sobre os motivos de tal ato ter acontecido. Mas a situação em si, já foi constrangedora, soma-se a isso a exposição e a ridicularização, além do fato de ninguém ter feito nada para impedir. Foi vergonhoso para todos. Para aqueles que presenciaram, para o rapaz, e para 
aqueles que por "diversão" tanto riram e compartilharam. 

Espero que tal fato sirva de reflexão para cada um de nós: quais valores são realmente importantes para nossa sociedade? 

E, para ficar bem claro, afirmo que estou expressando a minha opinião diante de tudo que vi e ouvi sobre o caso. 

Como sempre o espaço está aberto para críticas, opiniões, dúvidas e sugestões.

Até breve, assim espero!