O Psicólogo em emergências e tragédias

  • Redação
  • 29/01/2013 07:22
  • Milliam Nascimento

Olá amigos leitores,

Hoje venho falar da atuação do psicólogo diante das emergências e tragédias.

As emergências são situações inesperadas que comprometam a vida e à integridade física de uma ou mais pessoas e que reivindicam intervenção especializada. Já as tragédias são graves anormalidades que acometem pessoas, bens, serviços ou meio ambiente, causadas por um evento natural ou artificial que excedem a capacidade de resposta da comunidade afetada.

As emergências e tragédias podem ser classificadas como naturais e artificiais. Entre as naturais podemos classificar as enchentes, furacões, a seca. Como artificiais podemos classificar aquelas que são provocadas, como incêndios, demolições. E aquelas em que há os dois fatores combinados, como os deslizamentos, principalmente em áreas de encostas e em que há moradias irregulares.

No último domingo o Brasil presenciou uma tragédia sem limites e que trouxe tristeza e indignação. No dicionário, a palavra tragédia tem como significado algo que desperta piedade ou terror, algo ruim e que será difícil de ser esquecido; esses são sentimentos comuns a todos que vivenciaram e aos que assistem e acompanham as notícias.

Nesse contexto, a Psicologia tem um papel fundamental no que se refere à prevenção, preparação, resposta e reconstrução. Surge como possibilidade de atuação e envolve estudo sobre a experiência pessoal do trauma que envolve cuidados pós-trauma com sobreviventes e familiares, além do estudo e implantação de ações preventivas. Portanto o principal objetivo do auxílio psicológico é o de aliviar as manifestações sintomáticas e o sofrimento.

Na prevenção a Psicologia trabalha a sensibilização e percepção dos riscos. Na preparação o trabalho é voltado para a educação e noções de como agir diante das situações. Na fase de resposta o foco da atuação são os cuidados pós-trauma e na fase de reconstrução são trabalhados o restabelecimento da rotina.

O significado do evento para as pessoas afetadas determina não somente como a situação é vivenciada inicialmente, mas também a maneira em que a recuperação ocorre e a vida será restabelecida. É neste processo que o psicólogo atuará mais efetivamente. O cuidado tem como foco a vivência do luto e o restabelecimento da rotina, o enfrentamento da perda e a superação das dificuldades. Além do diagnóstico e prevenção de transtornos mentais e síndrome pós-traumática, depressão, dentre outros.

As reações mais comuns são: medo, confusão mental, passividade, negação, isolamento, luto, desespero e isolamento. Eles podem indicar o surgimento de transtornos mentais. É Importante estar atento a esses sintomas e buscar auxílio quando estes se tornem comumente presentes.
Deixo aqui registrado o meu profundo pesar, sinceros sentimentos e desejo de que Deus conforte o coração dessas famílias. Além do pedido para as autoridades mudarem as formas de fiscalização e punição para que situações como esta não voltem a acontecer. Colocarei cada um desses familiares em minhas orações!

Um grande abraço.