Jovens cientistas limoeirenses se preparam para representar AL em evento nacional no RJ

  • Redação
  • 22/10/2022 09:44
  • Agreste

Pela segunda vez, alunos da Escola Estadual Francisco Domingues, situada no município de Limoeiro de Anadia, representaram o estado de Alagoas na 16ª edição da Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG).

Neste ano a escola teve uma preparação específica para participar do evento, implementando a disciplina eletiva de Amostra de Foguetes, ministrada pelos professores Micaely Miranda e Romário Lima, que foi de fundamental importância para que a escola, mais uma vez, viesse a ser destaque nacional na competição que é a nível nacional.  

Em 2015 a escola Francisco Domingues foi a primeira a representar o Estado de Alagoas no Rio de Janeiro, com a representação da Professora Micaely Miranda. Esse ano mais uma vez em parceria com o professor Romário conseguiram trazer medalhas de ouro de Alagoas, mostrando que é possível desenvolver ciência fora dos grandes centros brasileiros.

Na edição deste ano o grupo de alunos limoeirenses projetou e lançou um foguete construído totalmente à base de material reciclável (garrafa pet). O artefato atingiu 293 metros de altura.

Baseados nos conhecimentos adquiridos em sala de aula, os jovens cientistas utilizaram apenas bicarbonato de sódio e vinagre para lançar o foguete. Antes da prova prática os alunos participaram de provas escritas relacionadas ao tema, que ainda incluiu assuntos como astrofísica, astrologia, entre outros.

Dos 50 alunos inscritos, 29 foram medalhas de ouro. Desses, a escola irá levar em novembro duas equipes para competirem com os alunos a nível nacional, na cidade Barra do Piraí, no Rio de Janeiro, onde Limoeiro será representada pelos professores Micaely Miranda, Romário Lima e as alunas Letícia e Rauana.

 

O intuito do projeto é instigar os alunos a serem leitores, pesquisadores e futuros cientistas, contribuindo de maneira efetiva na sociedade.