Craíbas ganha núcleo de autocomposição do MP para auxiliar na resolução de conflitos

  • Assessoria
  • 10/03/2022 10:42
  • Agreste

O município de Craíbas ganhou o Núcleo Setorial de Autocomposição, um colegiado formando por membros e servidores do Ministério Público do Estado de Alagoas. O lançamento do grupo foi realizado nessa quarta-feira (9), no auditório da Escola Estadual Nossa Senhora da Conceição, naquela cidade, e contou com as presenças do procurador-geral de Justiça em exercício, Valter José de Omena Acioly, de vários promotores de Justiça e servidores do MPAL, do prefeito Teófilo Pereira e de representantes de 18 instituições públicas e do terceiro setor que atuam na região.

Ao público presente foram apresentados os projetos MP Empoderador, Empoderamento Digital e Recomeçar que beneficiam, diretamente, com capacitações, cursos profissionalizantes, inserções no mercado de trabalho e fornecimento de serviços, centenas de pessoas no município de Arapiraca, onde atualmente eles já estão em discussão. Após as explanações, foi firmada uma parceria com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Craíbas para o pontapé inicial necessário para que iniciativas semelhantes do Ministério Público também possam começar a ser desenvolvidas na cidade.

“O sindicato demonstrou interesse imediato, já cedendo uma de suas salas para que sejam realizados atendimentos semanais à população craibense, bem como para desenvolvimentos dos projetos citados. Saímos de lá felizes e certos de que, muito em breve, vamos pode ajudar a transformar as vidas daquelas pessoas”, declarou Valter Acioly.

“Destaco que tivemos uma discussão rica, chegando ao entendimento do quão importante é o fortalecimento dessa rede que, especialmente, vai aproximar, ainda mais, o Ministério Público da sociedade”, acrescentou ele.

A criação do grupo em Craíbas é uma iniciativa do Núcleo de Autocomposição das Promotorias de Justiça de Arapiraca, que é composto pelos promotores de Justiça Maurício Amaral Wanderley, Viviane Karla da Silva Faria e Rogério Paranhos Gonçalves e pelos servidores Warlley Kaleu da Silva, Jonathan do Nascimento Matos e José Jailson Nunes de Macedo.

O Núcleo

Criado pela Resolução CPJ nº 13 de 2018, o Núcleo de Autocomposição das Promotorias de Justiça de Arapiraca tem o objetivo de fomentar a solução alternativa e amigável dos conflitos, por meio de mecanismos de autocomposição, observado o disposto na Resolução CNMP n. 118/2014.

Os atendimentos à população

Os atendimentos ao cidadão acontecerão todas as quartas-feiras, sempre com a equipe do núcleo e um promotor de Justiça. Eles farão um trabalho inicial de diagnóstico das demandas da comunidade para futuras intervenções.

Também participaram dessa primeira reunião a Escola Superior do Ministério Público, a Casa dos Direitos – Secretaria Estadual de Prevenção a Violência, Senac, Secretaria Municipal de Assistência Social, CRAS, CREAS, Programa Criança Feliz, Secretaria Municipal de Saúde, Unidade Básica de Saúde do Povoado Folha Miúda, Escola Estadual Nossa Senhora da Conceição, Escola Estadual Professor Pedro de França Reis, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente,

Conselho Municipal de Educação, Conselho Tutelar, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Craíbas, Associação de Moradores do Povoado Santa Rosa, Igreja Adventista do Sétimo Dia, e Associação Católica Rosa Mística.