MP apura denúncias de danos ambientais e materiais provocados por mineradora no Agreste

  • 17/02/2022 17:09
  • Vanessa Alencar
Foto: Agência Alagoas/Arquivo
Mineração Vale Verde em Alagoas
Mineração Vale Verde em Alagoas

O Ministério Público Estadual, por meio da 11ª Promotoria de Justiça de Arapiraca, instaurou Procedimento Preparatório para apurar denúncias de supostos danos ambientais e materiais provocados pela Mineração Vale Verde (MVV), em Craíbas.

Assinada pelo promotor Cláudio José Moreira Teles, a portaria se baseia em reportagem do jornal Tribuna Independente, intitulada “Barragens de mineradora colocam em risco povoados do Agreste”.

A matéria aponta o temor da população em relação a ocorrência de uma possível tragédia na região, uma “nova Brumadinho”.

Desde o ano passado moradores do entorno denunciam barulho constante de explosões, que teria provocado inclusive problemas de saúde em algumas pessoas, a morte de animais, e rachaduras nos imóveis.

A portaria do MP foi publicada no Diário Oficial do órgão ministerial do dia 15 deste mês.

Protesto

Somente neste mês, moradores do entorno da mineradora realizaram dois protestos contra a empresa, sendo o mais recente deles nesta quinta-feira (17). Eles denunciam que as explosões têm causado danos à saúde das pessoas e animais, além dos danos materiais, com as rachaduras nas residências.

Em nota à imprensa, a Mineração Vale Verde informou que, desde a semana passada a MVV tem dialogado com moradores para melhor entender as demandas e manter o canal de comunicação aberto e acessível, a fim de esclarecer os pontos trazidos pelos manifestantes.

Frisou ainda que a empresa propôs a criação formal de um Comitê de Participação Popular, para discutir os pontos reivindicados pelos manifestantes, reafirmando seu compromisso com o diálogo.

Unidade

A unidade de beneficiamento de cobre da MVV em Craíbas foi inaugurada em junho do ano passado. Conforme divulgado pela assessoria do Governo de Alagoas na época da inauguração, a empresa irá operar por, pelo menos, 14 anos e estima uma produção de 50 mil toneladas de concentrado de cobre por ano.