Livro de Zezito Guedes "Arapiraca através do Tempo" será relançado pela editora da Uneal

  • Redação
  • 27/06/2021 09:34
  • Cultura

Zezito Guedes, artista, folclorista, professor e historiador, é o autor do livro “Arapiraca Através do Tempo” cuja primeira edição de 1999 esgotou rapidamente. Nos anos seguintes, republicar a obra se tornou um sonho do escritor diante da constante procura do livro pelo público. A oportunidade surgiu com o interesse da Editora da Universidade Estadual de Alagoas (Eduneal) em publicar esta segunda edição que será lançada na próxima quarta-feira (30), às 19h30, por meio de solenidade on-line, no canal da Uneal no Youtube.

O diretor da Eduneal, Renildo Ribeiro, destaca que a nova edição contou com a colaboração da família de Zezito Guedes que forneceu um exemplar da obra que foi redigitado e revisado. “A sugestão desta publicação partiu da bibliotecária Wilma Nóbrega. Com o aval do reitor da Uneal, Odilon Máximo, iniciamos a produção. Para nós, da Eduneal, é uma grande honra presentear os leitores com esta segunda edição. Nossa pretensão é também lançar uma nova edição do livro “Cantigas das Destaladeiras de Fumo” também redigida por Zezito Guedes”, afirmou Renildo Ribeiro.

Paraibano de nascimento e arapiraquense de coração e alma, José Gomes Pereira, popularmente conhecido como Zezito Guedes, chegou a Arapiraca, aos seis anos de idade. Trabalhou como protético no Centro da cidade, embora nutrisse uma grande paixão por história e cultura, e também atuou como escultor e escritor.

Os registros das histórias que escutava em seu ateliê foram transformadas em crônicas que apresentam um retrato de Arapiraca desde a chegada dos fundadores, em 1848, os feitos ocorridas na terra Agrestina e o perfil biográfico de personalidades que marcaram a história da cidade até a década de 1980.

Esta segunda edição conta com prefácio do professor doutor da Universidade Federal de Alagoas, Luiz Sávio de Almeida.

Uma curiosidade sobre seu nome artístico é a ligação com o escritor Ariano Suassuna. “A família materna é dos Guedes do Recife e o chamavam de Zezito desde pequeno. Como Ariano conhecia parte da família do Recife, passou a chamá-lo de Zezito Guedes, escultor, escritor e folclorista”, conta o filho Ed Charlton Oliveira Gomes.

O lançamento tem o apoio da Pró-Reitoria de Extensão da Uneal (Proext) e da Academia Arapiraquense de Letras (ACALA). “Gostaria de agradecer, em nome dele (Zezito Guedes) e de nossa família, à Uneal e à Acala pela homenagem. ‘Sentimo-nos honrados pelo evento que se aproxima”, destacou Ed Charlton Gomes.

Zezito Guedes tem 85 anos de idade e é Patrimônio Vivo da Cultura Alagoana. Em Arapiraca, o Museu Zezito Guedes homenageia sua contribuição pelo registro e valorização da história e da cultura do povo arapiraquense.

Na solenidade de lançamento da segunda edição de sua obra, Zezito Guedes, que sofre da doença de Alzheimer, será representado por seus filhos.