"Bar do Paulo" uma marca de nostalgia da juventude dos anos 60 em Arapiraca

  • Roberto Gonçalves
  • 30/06/2021 08:22
  • Cultura

Há cerca de dez anos, o saudoso Bar do Paulo, localizado em uma das esquinas da Rua São Francisco em Arapiraca, fechava em definitivo as suas portas deixando uma marca na terra de Manoel André e muita nostalgia. 

O ambiente frequentado pela juventude arapiraquense, casais, foi famoso nas décadas de 70, 80 e 90, levando novidades musicais para toda uma geração de jovens sonhadores, idealizadores e cheios de esperança em um futuro melhor para Arapiraca, Alagoas e o Brasil. 

O Bar do Paulo recebia gente famosa, artistas e políticos que visitavam Arapiraca a exemplo de Hermeto Pascoal, amigo de Paulo Lourenço, Alceu Valença que após conhecer o espaço se tornou amigo de Paulo Lourenço e sempre se comunica com ele, o ex-governador saudoso, Divaldo Suruagy que dedicou uma crônica em um dos seus livros falando da sua passagem pelo Bar do Paulo em companhia do amigo arapiraquense Denir Guerra. 

Neste 29 de junho, Dia consagrado a São Pedro o “Chaveiro do Céu” Paulo Lourenço está completando 89 anos de vida, ao lado da sua esposa dona Antonia  filhos e netos. 

No Bar do Paulo, ao som da boa música e um atendimento de  excelência debatia-se Cinema Novo, filosofia, literatura do Brasil e do mundo, política e, claro, muita música. Isso em plena ditadura militar – um belo exemplo de resistência cultural no interior alagoano na terra de Nossa Senhora do Bom Conselho.