Escultor sertanejo realiza leilão de arte neste sábado

  • Redação
  • 31/08/2012 10:38
  • Cultura

Desde criança, Rusilânio fazia arte. Aos cinco anos já utilizava madeira para produzir carrinhos de boi de brinquedo. Com o tempo passou também a investir nas artes plásticas, quando aprendeu a juntar a cores e produzir quadros. A brincadeira ficou séria e, atualmente, aos 27 anos, Rusilânio é daqueles que faz arte por amor. Amor que é refletido no tamanho das peças que produz com madeira. São animais, pessoas, paisagens e arte abstrata. A menor peça tem 1 metro de altura.

A madeira ganha forma no ateliê montado dentro de casa, no sítio Travessão, entre os municípios de Jacaré dos Homens e Olho D’água das Flores. Para fazer a madeira ganhar as formas criadas na imaginação, Rusilânio utiliza material de carpintaria. Maquinário encontrado em qualquer loja de material especializado, mas utilizado para dar asas a imaginação do artista.

Arte e imaginação correm no sangue da família. Rusilânio é sobrinho do famoso Antenor Amorim, escultor que chegou a ganhar notoriedade em vários estados por causa do trabalho com madeira e teve a história contada no jornal Gazeta de Alagoas, em matéria publicada dia 9 e abril de 1967. Pois é, Rusilânio bebeu na mesma fonte de criatividade.

PRESERVAÇÃO
A consciência ambiental é outro forte. Rusilânio Amorim utiliza a natureza como matéria-prima para as obras, mas sabe a necessidade de repor aquilo que é retirado do meio ambiente. No sítio onde mora, o escultor planta árvores como quixabeira e timbaúba. “Foi a maneira que encontrei para preservar e também agradecer a natureza pelo bem que nos proporciona”, disse Rusilânio.

LEILÃO
Elisângela Maia, casada com Rusilânio há quase dois anos, é a principal incentivadora do artista. Ela é vendedora autônoma e batalha diariamente para que a arte do marido possa alcançar novos patamares. Ela quem idealizou e está promovendo o 1º Leilão Cultural Fest, marcado para começar as 19 horas deste sábado (1) no Clube Social de Olho D’água das Flores.

Rusilânio Amorim vai expor e leiloar 20 peças do acervo. Nenhuma obra tem tamanho inferior a 1 metro de altura. A cena musical ficará por conta da voz inconfundível de Eribério. A entrada custa a partir de R$ 20. “O leilão vai nos ajudar a montar um local apropriado para o Rusilânio trabalhar e produzir outras peças. Ele realmente ama fazer esculturas e artes plásticas”, comentou Elisângela.