Cine 4 Estações apresenta dois curtas na quinta, dia 09

  • Redação
  • 07/02/2012 21:08
  • Cultura

A Prefeitura de Arapiraca, através do Memorial da Mulher realiza o projeto Cine Club 4 Estações com o objetivo de levar a comunidade arapiraquense filmes de qualidade, discussões e reflexões sobre o cinema, além de proporcionar lazer e cultura a um público de faixa etária diversificada. O projeto iniciado, no dia 25 de janeiro, com o filme “ O carteiro”, segue o cronograma de exibições para fevereiro com os filmes: Um dia na rampa; Vadiação; Bahia de Todos os Santos, que serão exibidos no auditório do Memorial da Mulher, na quinta-feira, dia 09.

Os filmes, são curtas metragens que fazem parte do projeto Coleção Bahia 100 anos de Cinema. O filme “ Um dia na rampa” é um documentário com direção de Luiz Paulino dos Santos com duração de nove minutos. O filme com classificação 12 anos apresentará “Um dia na rampa” do mercado modelo de Salvador, onde chegavam os saveiros voltando do recôncavo trazendo produtos para comércio na capital. Tradição da capoeira, do candomblé e outros costumes são apresentados no decorrer do filme, rodado em 1955.

O curta “ Vadiação” tem oito minutos de duração e classificação também para 12 anos. O diretor Alexandre Robatto Filho apresenta a capoeira na Bahia, ao som de berimbaus, evolui de luta de guerra para forma popular de dança. Com os mestres Bimba e Waldemar. O Filme foi rodado em 1954.

O “Bahia de Todos os Santos” conta com a exibição mais longa, 98 minutos. Com direção de Trigueirinho Neto, o filme traz no elenco Jurandir Pimentel, Arassary de Oliveira, Geraldo D’el Rey; Eduardo Waddington; Antonio Victor; Sadi Cabral e Antonio Luiz Sampaio.

A trama do filme gira em torno de um grupo de amigos inconformados com o marasmo e a vida monótona da capital baiana, na época da ditadura de Getúlio Vargas. Tonho, um mulato rejeitado pelos pais que vive de pequenos furtos no porto de Salvador, vive conflitos sociais, políticos e religiosos. Sua amante inglesa quer afastá-lo dos companheiros, mas ele se envolve num atrito entre grevistas e a polícia, terminando por roubar a amante para ajudar os perseguidos. Insatisfeita, ela o denuncia, comprometendo-o politicamente. Ele é preso e, quando volta para a família, seu drama permanece.

Os filmes serão exibidos a partir das 19h30, a entrada é gratuita. Agendamento pelos números 55 (82) 8138-3240 e (82) 3521-1751, com Isabela Santos. Dia 23 de fevereiro serão exibidos os filmes: A morte; Pário e Baravento, todos da Coleção Bahia 100 anos de cinema.