Capoeiristas de todo o País realizam encontro em Arapiraca

  • Redação
  • 01/08/2011 04:02
  • Cultura
Ascom Arapiraca

Mestres, professores e alunos de capoeira de Alagoas e de várias partes do país participaram neste fim de semana, na Praça Luiz Pereira Lima, no centro de Arapiraca, da nona edição do Encontro Arte Brasil de Capoeira (ENAB).

O evento foi realizado pela Prefeitura de Arapiraca, por meio da Secretaria de Esportes, Lazer e Juventude, e Arte Brasil Capoeira - Núcleo Arapiraca, e contou com o apoio da Associação Federativa dos Capoeiristas de Alagoas (AFCAL).

A abertura das apresentações ocorreu na concha acústica da Praça Luiz Pereira Lima, e contou com a presença do secretário de Esportes, Lazer e Juventude, Josenildo Souza, além do secretário de Cultura e Turismo, Joãozinho Braúna, e do mestre Sapulha, de Arapiraca, e do professor e instrutor de capoeira das escolas de tempo integral, Lázaro Lopes.

A programação contou também com a realização do 1° Festival “O Canto da Iúna”. O festival é uma alusão ao pássaro preto que produz um som semelhante a um toque de berimbau, muito melodioso, usado no jogo da capoeira. Toque criado por Mestre Bimba, para jogo rasteiro, ligado e com balões, usado somente por mestres de Capoeira.

O secretário Josenildo Souza falou da importância da valorização das raízes do esporte e da dança. “A capoeira é uma grande arte que mistura ginga, esporte, dança. Com certeza será um grande encontro, onde poderemos presenciar a participação de pessoas de todo país”, comentou.