Limoeiro de Anadia realiza simpósio intermunicipal sobre Atenção ao Paciente Portador do Pé Diabético

  • Assessoria
  • 18/02/2017 06:32
  • Agreste

Terminou nesta sexta-feira (17), em Limoeiro de Anadia, o curso de Atenção Integral ao Paciente Portador do Pé Diabético, que foi realizado através de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde e o Conselho Regional de Medicina de Alagoas (CREMAL).

O curso, que teve duração de dois dias, foi realizado no auditório do Fórum da cidade e contou com a participação de médicos e enfermeiros da Atenção Básica (PSF) dos municípios de Limoeiro de Anadia, Coité do Nóia, Taquarana e Lagoa da Canoa.

O tema foi ministrado pelo cirurgião vascular Jackson Caiafa, um dos profissionais mais renomados no assunto. Na oportunidade foram apresentadas as principais orientações sobre a atenção às complicações do pé diabético.

A neuropatia, com suas diversas apresentações que acometem os membros inferiores dos diabéticos, as lesões da doença arterial obstrutiva periférica (DAOP), as múltiplas apresentações da infecção do pé diabético, e, principalmente, os cuidados preventivos que possam impedir o estabelecimento ou a evolução dessas complicações são tratadas de forma sistemática e simplificada, visando a atenção integral desses doentes. 

De acordo com a secretária de Saúde de Limoeiro de Anadia, Alinne Mota, o evento foi de grande importância para os profissionais da saúde que diariamente lidam com pacientes do perfil. “Realizamos um evento intermunicipal que levou informações importantes aos profissionais que atuam em nossa região”, finalizou.