Cultura é o foco das atividades na cidade de Arapiraca

  • Redação
  • 18/05/2011 06:31
  • Cultura

As atividades culturais estão em efervescência em Arapiraca. Até o dia 20 de maio, acontecem a II Semana de História da Universidade Estadual de Alagoas e a 9ª Semana de Museus, no Memorial da Mulher Ceci Cunha. Ambas as atividades contam com o apoio da equipe gestora da Uneal.

Nesta segunda-feira (16), o reitor da Uneal Jairo José Campos da Costa participou da abertura da II Semana de História, no Centro de Apoio à Educação Integral, no centro da cidade. Estudantes do curso de História e professores compareceram ao evento aberto pela palestra “O breve século XX – Eric Hobsbawn”, proferida pelo professor José Carlos Pessoa. O coordenador Francisco Pinto também esteve presente.

A II Semana de História conta na sua programação com oficinas, mini-cursos, apresentações de trabalhos acadêmicos e exibições de filmes e peças teatrais. As atividades estão distribuídas no Campus I e no Centro de Apoio a Educação Integral

A noite da segunda-feira teve ainda a abertura oficial da 9ª Semana Nacional de Museus, no Memorial da Mulher Ceci Cunha. A secretária municipal de Educação de Arapiraca, Ana Valéria Peixoto, personalidades femininas da cidade e autoridades prestigiaram o evento. O reitor Jairo Campos abriu a Semana com uma fala sobre a participação da mulher na cultura popular.

Os participantes elogiaram a iniciativa. “É muito importante para o povo arapiraquense ter esses instrumentos (museus) por que representam uma oportunidade para todos”, afirmou a secretária de Educação.

Jairo Campos elogiou a estrutura do Memorial. “O Memorial Ceci Cunha não perde em nada para os museus da Europa, mas é preciso investir mais em cultura na cidade de Arapiraca, pois acredito que a arte humaniza”, ressaltou o reitor da Uneal.