Nova pesquisa aponta Célia na dianteira com 48%, Rogério 28% e Alves 12%

  • Redação
  • 20/09/2012 16:48
  • Política

O Exatta Pesquisas, encomendada pelo grupo Pajuçara Sistema de Comunicação, divulgou na noite desta quinta-feira (20), mais uma pesquisa de intenção de votos para a Prefeitura de Arapiraca. O resultado aponta Célia Rocha (PTB) na liderança, com 48%, seguido de Rogério Teófilo (PSDB), com 28% e Alves Correia (PT do B), com 12%.

Os que não votariam somam 3% e que os que não sabem em quem votar ou não opinaram, 10%. A margem de erro é de 4,3% para mais ou para menos. O Exatta Pesquisas ouviu 500 pessoas entre os dias 13 e 16 de setembro.

A pesquisa foi realizada mediante a aplicação de entrevistas individuais e domiciliares, tendo como instrumento um questionário estruturado. A coleta de dados foi feita por pesquisadores especialmente treinados para esta pesquisa, sob a fiscalização de supervisores que verificaram a consistência dos questionários aplicados.

Sobe e desce
Essa é a terceira pesquisa de intenção de votos realizada em Arapiraca. Na primeira, do GAPE, Célia aparecia em primeiro, com 55%, Alves Correia em segundo com 16% e Rogério Teófilo em terceiro, com 12%. A segunda, do IBRAPE, apontou quedas de Célia Rocha (48%) e Alves Correia (12%) e subida de Rogério Teófilo para 23%. Nesta, do Exatta, Célia e Alves se mantiveram com os mesmos percentuais, enquanto Rogério subiu mais cinco pontos, chegando aos 28%. 


Mudança de voto
A pesquisa ainda quis saber sobre a possibilidade de o eleitor mudar de candidato até o dia das eleições. A maioria dos entrevistados (74%) respondeu que sua escolha é definitiva, mas 26% disseram que ainda podem mudar de candidato. E aí, aparece um dado curioso: dentro desse universo, 21% disseram que poderiam mudar o voto para Rogério, e um percentual quase igual (20%) mudaria o voto para Célia Rocha, enquanto 11% disseram que podem mudar o voto para Alves Correia.


O instituto de pesquisa
A Exatta é uma empresa especializada em consultoria e gestão da informação. Primeira colocada do Norte e Nordeste no ranking da Associação Brasileira de Pesquisas (ABEP) desde 2006, entre seus clientes estão Ministério da Previdência Social, Ministério da Saúde, Poder Judiciário de Pernambuco, Sebrae e Embrapa.