Quase 1.400 títulos de eleitor são cancelados em cidades do agreste

  • Redação
  • 23/08/2012 14:31
  • Política

O Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE-AL) tem um abacaxi sem precedentes para descascar. Uma pane no sistema de informática no cartório eleitoral da 55ª zona, que abrange os municípios de Arapiraca, Feira Grande e Lagoa da Canoa, destruiu dados do processo de recadastramento biométrico de quase 1.400 eleitores, nos dias 8 e 9 de maio. Dois dias antes de terminar o prazo da Justiça Eleitoral. Quem fez o recadastramento dos dois últimos dias do prazo legal teve seu título cancelado. A média de espera dos eleitores para se recadastrar foi de até seis horas, sob sol escaldante, e eles não só perderam o dia de trabalho, mas também o direito de votar. O TRE-AL deveria resolver a questão para garantir o direito dos eleitores.

Os 1.400 eleitores receberam carta convocando-os para comparecer ao cartório. A convocação foi ordenada pelo juiz da 55ª Zona Eleitoral, Rômulo Vasconcelos de Albuquerque. Na carta, o motivo da convocação é “para providências em razão de problemas na operação de processamento da sua inscrição eleitoral quando do encerramento do cadastro eleitoral do ano de 2012”.

Somente lá, nos cartórios eleitorais, os eleitores receberam a informação de que o título seria cancelado e ficaria retido. Em seguida, receberam um termo circunstancial para efeito de quitação junto à Justiça Eleitoral.

E também foram alertados de que não poderão votar nessas eleições. Até o dia 12 de novembro ,o documento substituirá o título. Segundo informações do cartório de Arapiraca, ao menos 400 eleitores já buscaram o termo circunstancial. Mas o documento não será utilizado para exercer o direito do voto. Inconcebível, até porque nenhum desses eleitores pode ser responsabilizado pela falha do TRE-AL.

O Edital de convocação nº 41 de 2012 que inicia na página 27 no Diário da Justiça Eletrônico DJE-AL, foi publicado no dia 11 de agosto. A 55ª Zona Eleitoral abrange os municípios Arapiraca, Feira Grande e Lagoa da Canoa, tendo como sede Arapiraca.

Confira o total de títulos retidos pelos cartórios eleitorais, obtidos no site do TRE-AL:

Arapiraca 895 títulos

Feira Grande 291 títulos

Lagoa da Canoa 161 títulos

Total 1347 títulos

Por meio do link abaixo, é possível fazer o download da página do Diário da Justiça Eletrônico DJE-AL do dia 11 de agosto onde constam as listas com os nomes dos eleitores convocados. http://inter03.tse.jus.br/sadJudDiarioDeJusticaConsulta/diario.do?action=downloadDiario&voDiarioSearch.tribunal=AL&voDiarioSearch.id=31040

A utilização da urna biométrica é importante aliada na segurança do processo eleitoral. Evitando que um eleitor tome o lugar de outro na hora de votar. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgou que mais de 7,7 milhões de eleitores, distribuídos por 299 municípios, de 24 estados, vão ser identificados pelas impressões digitais na hora de votar.

Mas nos municípios alagoanos, 1.400 eleitores ficaram revoltados ao saber que não poderão votar nas eleições municipais em outubro. Trata-se de um cerceamento do direito ao voto garantido pela Constituição. Por que não utilizar a urna eletrônica sem ser biométrica para que esses eleitores possam votar?