"O Ministro está ciente que precisa o SUS precisa ser mais eficaz"

  • Redação
  • 10/05/2012 07:08
  • Política

A Deputada Célia Rocha-PTB/AL, participou esta manhã do encontro entre Parlamentares da Comissão de Seguridade Social e Família - CSSF e o Ministro da Saúde, Alexandre Padilha.

A reunião foi avaliada pela Deputada como positiva, em relação ao posicionamento do Ministro Padilha, no que diz respeito às ações e fortalecimento da parceria entre a CSSF e o Ministério:

“O Ministro está ciente das necessidades de criação de alternativas que possibilite um funcionamento e atendimento mais eficaz para os usuários do SUS, bem como o fortalecimento de Políticas Públicas de saúde e recursos, que viabilize melhorias em todos os serviços oferecidos, essa parceria é muito valiosa”, disse.

No encontro temas considerados prioritários para o bom andamento e atendimento da saúde no Brasil foram tratados, além da parceria da CSSF com o Ministério. As discussões e posicionamentos se deram em torno do financiamento do SUS e alternativas para resolução dos desafios da área de Recursos Humanos, tais como: qualificação, oferta e distribuição dos profissionais.

Para Padilha a tuberculose é outro ponto importante para ser tratado: “muitos acham que a doença não exista em tamanha proporção, o que não é real, é um problema sério e grave que precisamos resolver. Existe ainda a dificuldade de se detectar a doença, em muitos casos, o que agrava o estado de saúde do paciente”, disse.

Orçamento, execução das emendas, recursos de custeio, incentivos de qualidade para Atenção Básica, que já acontece sob forma de avaliação do desempenho das equipes da família, onde o Município poderá dobrar o recebimento do valor de custeio, reforma e ampliação das Unidades Básicas de Saúde - UBS e outros.


Diversos temas abordados serão tratados na CSSF, com a profundidade devida, como foi proposto na ocasião.