Assistência técnica eleva produção de leite de cabra

  • Redação
  • 05/09/2011 15:01
  • Política

Uma pequena agricultora da comunidade Genipapo, na zona rural de Limoeiro de Anadia, no Agreste de Alagoas, conseguiu triplicar a produção de leite de cabra após receber orientação de técnicos extensionistas da Secretaria de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário (Seagri).

Após obter recursos do crédito rural por meio do Pronaf, Rosivânia Vieira Silva Leite comprou 12 cabras, que davam em torno de sete litros de leite ao dia. Com a orientação do zootecnista da Seagri Cristian Cavalcante, ela melhorou a alimentação e o manejo dos animais e hoje produz até 22 litros de leite por dia.

O produto é vendido in natura e também usado na preparação de queijo e doce, que têm freguesia garantida. Com isso, a renda melhorou, mas ela já está cadastrada para vender a produção ao Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) Compra Direta Local com Doação Simultânea, que vai operar em Limoeiro de Anadia a partir de uma iniciativa do Governo do Estado em parceria com a Prefeitura Municipal.

Segundo o zootecnista da Seagri Cristian Cavalcante, a área onde Rosiv ânia cria os animais é de apenas 0,2 hectare, o equivalente a cerca de 1.800 metros quadrados. “Para garantir produção de alimento numa área tão pequena, fizemos a divisão da propriedade em 10 piquetes, ou seja, 10 pequenos cercados, para produção de capim mombaça. Assim, quando as cabras estão em um desses piquetes se alimentando, o capim dos outros está crescendo. Depois há um rodízio e o capim adubado volta a crescer nos outros módulos”, explicou Cristian Cavalcante.

Ele frisou também que a alimentação dos animais é complementada com ração concentrada. “Outra orientação que passamos a ele foi fazer a vermifugação das cabras, para evitar o aparecimento de doenças. Desse modo, a mortalidade caiu para zero”, destacou o zootecnista.

Para lidar com o rebanho, Rosivânia Vieira Leite conta com a ajuda do marido, que é pedreiro, e dos dois filhos. Como já se tornou um exemplo de produção e sustentabilidade numa área pequena, ela recebeu a visita de um grupo de agricultores de Craíbas. Eles foram levados até lá numa iniciativa da Gerência Regional da Seagri no Agreste, que promoveu a troca de experiências e o intercâmbio entre os produtores.