Vereador participa de reunião sobre Semana da Acessibilidade

  • Redação
  • 31/08/2011 12:27
  • Política

Durante esta semana, na Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação – SEDUH aconteceu mais uma reunião referente aos preparativos para a III Semana da Acessibilidade em Arapiraca. Na oportunidade estiveram presentes o Vereador Daniel Rocha, Caroline Albuquerque - Secretária de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Marcos Fontes - Diretor do CEMFRA, Mônica Nunes – Assessoria de Imprensa, Genival Galdino – Representando a SMTT, Adriano Targino – Presidente da ADFIMA.

Na reunião, ficou definido o que cada órgão colaborador irá fazer, seguindo o Plano de Ação, elaborado na reunião anterior, já que a descentralização é de grande relevância na implementação de ações, sobretudo, quando direcionadas aos direitos e necessidades dos deficientes de modo efetivo, devendo cada entidade, a sua maneira, contribuir para a criação de artifícios que propiciem totais condições para que o evento aconteça.

O evento está previsto para acontecer no período de 12 a 15 de setembro, onde será lançado o Decreto Municipal, baseado no Decreto Federal nº5296/2004, que regulamenta as Leis nº 10.048, de 8 de novembro de 2000, dando prioridade de atendimento às pessoas que especifica, e 10.098, de 19 de dezembro de 2000, estabelecendo normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida, além de palestra sobre as novas exigências da Prefeitura para a autorização de novas construções, para os engenheiros civis e arquitetos.

O Vereador Daniel Rocha destacou que “A III Semana da Acessibilidade em Arapiraca, além de apontar as dificuldades que nosso cidadão tem com relação a falta de acessibilidade aos equipamentos públicos, ao transporte coletivo, bem como aos edifícios privados, é um momento de cobramos que as leis voltadas para os deficientes físicos sejam cumpridas e que possamos estar sensíveis a esta importante parcela da população. E, nesse passo, a conscientização da sociedade é um dos fatores mais importantes que deve ser observado. Afinal, para inclusão do deficiente na sociedade não bastam apenas leis, é necessário, sensibilização, incentivos aos empregadores para reais oportunidades de trabalho aos deficientes, programas educativos com o objetivo de demonstrar as possíveis qualificações profissionais para cada deficiente, independente de suas limitações, capacitação profissional, enfim, oportunidades”.

O Vereador destaca que, Arapiraca já é referência na educação, com as ecolas de tempo integral, na saúde, com o PSF e nossas unidades de saúde, seja também uma referência para o Brasil, na parte urbanística, sendo uma cidade exemplo em acessibilidade