Blog do Firmino: Para onde querem levar este País ?

  • José Firmino
  • 27/08/2011 11:24
  • Blog do Firmino

Há alguns anos uma acanhada corrupção era possível se detectar nas esferas policiais, guardas municipais, estaduais e federais de trânsito e numas poucas chefias de baixo escalão de repartições publicas brasileiras, nas três esferas de governo. A prática avançou e chegou à classe política e a outras categorias da vida publica nacional, onde os figurantes de destaque são Senadores, Deputados Federais, Governadores, Deputados Estaduais, Prefeitos, Vereadores e membros de outros poderes da nossa Republica.

Diante desse quadro deprimente e vergonhoso, é comum pensarmos que estamos realmente perdidos e que, na verdade, “Está duto dominado”, como decretou o bandido Fernandinho Beira-Mar, hoje preso, mas que com essa legislação penal, processual penal, lei de execuções penais e seus interpretes, logo estará solto e livre para comandar o crime nos morros e favelas do Rio, São Paulo e de outras metrópoles brasileiras, sem ter que burlar a segurança do presídio onde se acha encarcerado, para fazer o seu “trabalho”.

O sentimento que o cidadão brasileiro comum tem hoje é o de que a “regra” legal vigente neste País é a de se poder roubar, matar, desonrar e saquear a vontade, os gordos cofres públicos para enriquecimento próprio e/ou de outrem. Ah! O criminoso não precisa se preocupar, porque a policia não o prenderá e se por um descuido isso acontecer, ele será solto porque o legislador do Brasil não quer ver ninguém na cadeia.
A bandidagem nacional está cada vez mais ousada. As câmaras de segurança instadas por todos os lugares, não inibem mais os bandidos e a policia tem medo da sua violência e da sua ousadia. O que se vê no dia a dia das grandes, médias e pequenas cidades do nosso País e até mesmo na zona rural brasileira, são os bandidos roubando à luz do dia, matando sem piedade e livres, senhores de si, ameaçando as autoridades constituídas e a população indefesa do Brasil.

Enquanto essa bandidagem a que acima me referi age dessa forma, no alagado e rico terreno da corrupção o crime é cometido diuturnamente e na sua grande maioria, por quem tem o dever legal e funcional de defender o erário, de bem guardar o patrimônio publico e de zelar para que o dinheiro do povo volte para o povo em forma de serviços publicos de boa qualidade.

Esse crime de rapinagem a que me refiro é praticado sem uso de armas, às vezes longe das câmaras de segurança e com a certeza de que o agente que o pratica não será punido e se for, por uma infelicidade dele, não ficará sem o dinheiro “roubado” e jamais será um ladrão pobre.

A situação em relação ao crime de desvio de dinheiro publico e de corrupção alcançou tamanha proporção no Brasil que estatisticamente, acho que estejam quase superando os crimes de roubo, seqüestro, assalto, tráfico de drogas e contrabando de armas. É de se anotar também que esses crimes têm como protagonistas autoridades de todas as esferas e patentes, tais como políticos, policiais, advogados, membros do Ministério Publico e membros do Poder Judiciário.

Como se tudo isso não bastasse, a sociedade brasileira tem ainda que conviver com o vai e vem inexplicável das decisões judiciais, com solturas de criminosos confessos, de corruptos incorrigíveis e publicamente conhecidos, de bandidos pegos com o produto do crime nas meias ou na cueca, tudo em nome da lei e da justiça. Pergunta-se que lei é essa, que justiça é essa, que interpretações são essas, que País é este e para onde estão querendo levar este País ?

Anarquia NÃO, moralização SIM e que seja JÁ, AGORA, porque do jeito que está não é mais possível permanecer.