Pequenos criadores de Viçosa serão incluídos no Alagoas Mais Leite

  • Redação
  • 19/08/2011 14:22
  • Política

Agricultores familiares que produzem leite no Assentamento Dourada, zona rural de Viçosa, vão receber ações do Programa Alagoas Mais Leite com o objetivo de organizar a produção e acessar o mercado. Na próxima quarta-feira (24), às 9h, eles se reúnem com o gestor do programa, Renato Carvalho.

“Vamos esclarecer como funciona o programa, quais são as ações e desenvolver um trabalho de organização dos produtores”, explicou Renato Carvalho. “Atualmente, eles não têm compra garantida para o leite, mas vamos trabalhar a gestão, realizar capacitação em associativismo e buscar o mercado local, tentar vender para os laticínios”, revelou o gestor do programa.

Segundo Renato Carvalho, o grupo é formado por 109 pequenos produtores E vai receber um tanque de resfriamento com capacidade para até 2 mil litros de leite. “O tanque garante mais qualidade ao produto e permite que sejam feitas duas ordenhas por dia, uma vez que o leite pode ficar armazenado até que seja coletado pelo caminhão”, esclareceu Renato Carvalho. Também será construído um abrigo para o tanque.

O Alagoas Mais Leite é coordenado pela Secretaria de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário (Seagri) e tem quatro linhas de atuação: gestão da unidade produtiva, melhoramento genético, qualidade do leite e nutrição animal.

“A principal área de atuação do Alagoas Mais Leite é a região da Bacia Leiteira, onde há o maior número de produtores envolvidos com a atividade, mas outras áreas do Estado foram identificadas como potenciais, por isso estamos garantindo apoio, seja por meio de tanques de resfriamento, seja com forrageiras ou com orientação técnica”, frisou o secretário de Estado da Agricultura, Jorge Dantas.

“Temos a determinação do governador Teotonio Vilela de apoiar as famílias do campo, pois o desenvolvimento de Alagoas só se completa com a participação dos agricultores”, completou