Central de Tratamento de Resíduos Sólidos preocupa parlamentar

  • Redação
  • 17/08/2011 05:44
  • Política

Em aparte ao discurso do deputado estadual Judson Cabral (PT), na sessão de hoje, 16, que abordou a construção de uma Central de Tratamento de Resíduos Sólidos ao lado de 50 hectares de reserva de Mata Atlântica, no município de Pilar, o deputado estadual Sérgio Toledo (PDT) mostrou sua preocupação com relação às questões ambientais, uma vez que a região onde deve ser instalada a unidade fica próxima ao rio Satubinha.


Para o deputado Sérgio Toledo, a área fica exatamente no limite da declividade do cânion que deságua nas lagoas Mundaú e Manguaba, e havendo um vazamento toda a região será atingida. “Mesmo em fase de licenciamento ambiental, minha preocupação não é apenas com a Reserva Atlântica da fazenda São Pedro, mas de toda a região que tem influência dos rios”, disse Toledo.


Ainda de acordo com Sérgio Toledo, o lixo é um problema, não apenas a nível estadual, mas a nível mundial, e nessa linha de pensamento, está trabalhando em um projeto para que o lixo de Alagoas seja distribuído por região, onde seria realizado um mapeamento dos municípios e pontos onde poderiam ser instalados centros de tratamentos. “Esse sistema de tratamento poderia ser um projeto elaborado pelo governo do Estado em parceria com o sistema privado, uma vez que sabemos da dificuldade para a implantação desse projeto. O mapeamento poderia reduzir o custo que é a manutenção do lixo em Alagoas”, enfatizou Toledo.


“A coleta seletiva do lixo é a melhor solução para enfrentamos os problemas de infra-estrutura dos principais centros-urbanos. Precisamos trabalhar a cultura da separação doméstica dos resíduos de nossa cidade, e tornar hábito da população do nosso Estado”, falou Sérgio Toledo.