Agricultoras serão capacitadas para elaboração de receitas balanceadas

  • Redação
  • 17/08/2011 03:44
  • Política

Agricultoras da comunidade Juá, na zona rural de Delmiro Gouveia, no Sertão alagoano, serão capacitadas para elaboração de receitas balanceadas e pratos nutritivos a partir dos produtos que elas cultivam nas unidades de Produção Agroecológica Integrada e Sustentável (PAIS).

A capacitação será realizada nesta quarta-feira (17), a partir das 8h, e faz parte de uma iniciativa da Secretaria de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário (Seagri), por meio da Gerência Regional do Alto Sertão.

Na comunidade, existem 22 unidades PAIS, que possibilitam a produção de hortaliças, verduras e tubérculos. Além da comercialização, os produtos são utilizados também na alimentação das famílias e, por este motivo, o foco da capacitação será a produção de receitas saudáveis a partir dos produtos que elas próprias cultivam.

Segundo o engenheiro agrônomo da Seagri Rodolfo Luna, que presta assistência técnica ao grupo, boa parte da produção é vendida em feiras livres de Delmiro Gouveia, Paulo Afonso (BA) e Jatobá (PE). “Os próprios agricultores é que vendem, sem a intermediação de atravessadores, o que contribui para aumento da renda”, salientou.

De acordo com ele, as famílias que trabalham com unidades PAIS produzem couve, cebolinha, alface, coentro e repolho, mas já existe um trabalho para promover a diversificação produtiva. “Estamos inserindo a produção de berinjela, cenoura e abóbora”, citou o engenheiro agrônomo.

Além de Rodolfo Luna, o zootecnista Diógenes Machado, a nutricionista Tatiana de Oliveira, que vai coordenar a capacitação nesta quarta-feira, e a assistente social Tamires Martins – todos técnicos da Seagri – acompanham os agricultores da comunidade Juá.

A implantação das unidades PAIS em Delmiro Gouveia ocorreu por meio de um projeto do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Alagoas (Seabrae/AL), com apoio do Governo do Estado.