Renan visita obras do Bosque das Arapiracas e do Planetário

  • Redação
  • 08/08/2011 14:27
  • Política

No retorno de Palmeira dos Índios e Santana do Ipanema, onde participou de encontros com pequenos agricultores e outros eventos, na sexta-feira, o senador Renan Calheiros visitou, com o prefeito Luciano Barbosa, as obras do Bosque das Arapiracas e do Planetário, que estão sendo construídas na cidade com recursos conseguidos pelo senador junto ao governo federal.

Orçadas em mais de R$ 13 milhões, recursos do PAC – Programa de Aceleração de Crescimento –, as obras do Bosque estão aceleradas e vão proteger o vale do riacho do Piauí – uma área de mais de 67 mil metros quadrados – que percorre toda área urbana da cidade, constituindo-se ainda em um importante corredor de transportes e lazer para os moradores e visitantes.

O projeto contempla a construção de duas grandes avenidas no prolongamento das ruas Fausto Joaquim Luciano e Delmiro Gouveia, sendo uma com um km e a outra com 820 metros de extensão, além de pistas de caminhadas, ciclovias, banheiros, calçadas, um centro de atividades múltiplas, lago artificial e palco com oito lances de arquibancada em alvenaria.

Nas últimas semanas, as obras de urbanização do Bosque das Arapiracas ganharam um moderno sistema de iluminação, que inclui três subestações de energia e dezenas de postes de iluminação com três pétalas cada um. Serão plantadas ainda três mil mudas de árvores nativas.

Planetário

Renan esteve também visitando a construção do Planetário de Arapiraca, obra orçada em R$ 1,3 milhão, proveniente de recursos do Fundeb com a contrapartida da prefeitura municipal. O Planetário é o primeiro do gênero em Alagoas e está sendo construído em uma área de 500 metros quadrados no Lago Perucaba.

O espaço terá moderno telescópio, cúpula com 95 metros para observação do céu, salas de aula, mirante, auditório para acomodar 140 pessoas, estacionamento, área verde, bem como hall de entrada e sala de exposições. No local também será criado o Clube de Astronomia de Arapiraca. A abóboda do Planetário terá capacidade para acomodar 64 pessoas sentadas.

A visita contou também com a presença da vereador Gilvânia Barros (PMDB), do presidente do diretório municipal do PMDB, José Macedo, e de assessores da prefeitura.