São Miguel dos Milagres terá 2ª Cavalgada Ecológica

  • Redação
  • 29/07/2011 01:02
  • Política

O município de São Miguel dos Milagres, no litoral Norte, já iniciou os preparativos para a 2ª Cavalgada Ecológica, que será realizada no dia 18 de setembro. O evento faz parte dos esforços dos municípios da região para resgatar o turismo rural, que pode ser uma oportunidade para divulgação das belezas e história do lugar e também uma possibilidade de geração de renda para as famílias do campo.

Em toda a região, o turismo rural terá o foco em passeios por fazendas históricas, paisagens de coqueirais, mata atlântica, flores tropicais, nascentes de rios, banhos e degustação de comidas típicas e frutas. Para isso, o poder público está se articulando com agricultores, fazendeiros e entidades envolvidas na atividade.

No dia da 2ª Cavalgada, o ponto de partida será o Ginásio de Esportes de São Miguel dos Milagres, às 8h. No local haverá uma missa antes da partida e será oferecido um café da manhã aos cavaleiros. O percurso terá cerca de 20 quilômetros e algumas paradas para degustação de café regional, oferecido por donos de fazendas.

De acordo com o secretário municipal de Agricultura de São Miguel dos Milagres, João Brás Alves, cerca de 400 cavaleiros devem participar da cavalgada este ano. “Não é preciso fazer inscrição, basta chegar ao local antes da partida e receber gratuitamente uma camisa”, contou. Segundo ele, o percurso também inclui alguns assentamentos do município.

Para o engenheiro agrônomo Antônio Barbosa, um dos objetivos da cavalgada também é a conscientização sobre a preservação do meio ambiente, os riscos das queimadas para a natureza e para as pessoas, o desmatamento das matas ciliares, poluição das nascentes e dos rios.

“Os turistas que vêm de outras regiões e de outros países têm esse desejo de conhecer as paisagens da zona rural, não só as praias, mas também fazer trilhas, degustar comidas típicas, comer tapioca diretamente nas casas de farinha, comer frutas em pomares, conhecer comunidades quilombolas, sua história, seu modo de vida e o artesanato local”, destacou o secretário de Estado da Agricultura, Jorge Dantas.

A 2ª Cavalgada Ecológica de São Miguel dos Milagres é uma iniciativa da Prefeitura Municipal, com apoio da Secretaria de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário (Seagri), Cooperativa dos Produtores de Açúcar e Álcool do Estado de Alagoas, Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal) e Banco do Nordeste.
Outras informações pelos telefones: (82) 9106-7126 / 9162-6455 / 9962-0317.