Prefeituras devem comunicar ocorrência de perda de lavouras até 28 de setembro

  • Redação
  • 20/07/2011 03:35
  • Política

Os municípios que fizeram adesão ao Programa Garantia Safra para o ano agrícola 2010-2011 têm até o dia 28 de setembro para comunicar perdas na lavoura provocadas por seca ou excesso de chuva.

O comunicado deve ser feito diretamente ao Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), que em seguida vai proceder com a liberação dos recursos para garantir o pagamento do seguro aos agricultores. O aviso foi dado nesta terça-feira (19) pelo consultor do Garantia Safra em Alagoas, Geuzomar Soares Ferreira, durante reunião do Conselho Estadual de Desenvolvimento da Agricultura Familiar e Reforma Agrária (Cedafra).

Em caso de perda de 50% ou mais da lavoura por estiagem ou excesso hídrico, os agricultores que fizeram inscrição e adesão ao programa recebem R$ 640,00, divididos em quatro parcelas. O Garantia Safra cobre as culturas de feijão, milho, mandioca, arroz e algodão. A visita à zona rural para constatar ocorrência de perdas deve ser feita por um técnico do município, quando houver, ou por um técnico extensionista do Estado.

De acordo com Geuzomar Soares Ferreira, mais de 12,7 mil agricultores fizeram adesão ao Garantia Safra para o ano agrícola 2010-2011. “Pela primeira vez, o número de interessados foi superior ao número de cotas que tínhamos para Alagoas, que era de 12.363. Isso demonstra a confiança dos agricultores no programa”, enfatizou.

“Esse é um programa que injeta diretamente na economia dos municípios um valor que nenhum outro programa dispõe. E o recurso vai diretamente para o agricultor beneficiado, sem intermediação”, frisou o coordenador estadual do Garantia Safra em Alagoas, José Antônio dos Santos, da Secretaria de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário (Seagri).

“O governador Teotonio Vilela compreende o quanto isso é importante, por isso o Estado sempre faz a adesão e disponibiliza os técnicos extensionistas para orientar os agricultores”, frisou o secretário de Estado da Agricultura, Jorge Dantas.

Ainda segundo o consultor do Garantia Safra em Alagoas, Geuzomar Soares Ferreira, no ano agrícola 2009-2010, 17 municípios fizeram comunicado de perdas na lavoura e os agricultores receberam R$ 5.935.360,00.