Trabalho para modificar a realidade de jovens usuários de drogas

  • Redação
  • 12/07/2011 23:33
  • Política

O trabalho de combate às drogas no Brasil preocupa cada vez mais autoridades e famílias brasileiras.

Em Alagoas, a deputada federal Célia Rocha-PTB/AL preocupada com o consumo de drogas que, desestrutura milhares de jovens, suas famílias e, consequentemente, a saciedade, em uma luta incansável busca alternativas para mudar essa realidade.

Relatora por Alagoas pela Comissão Especial de Combate as Drogas - Cedroga, instalada na Câmara dos Deputados, Célia Rocha se reuni com autoridades e visita as Casa Terapêuticas e Acolhedoras do Estado, para conhecer de perto as dificuldades enfrentadas pelos químicos e suas famílias, bem como as unidades de tratamento.

Com o Secretário Jardel Aderico – da Promoção da Paz – destacou o trabalho da Comissão Especial destinada a promover estudos e proposições de políticas públicas e de projetos de lei destinados a combater e prevenir os efeitos do crack e de outras drogas ilícitas. A deputada aproveitou a oportunidade para convidar o secretário a participar de um dos eixos que irão permear os eventos da Cedroga, que irá acontecer em Maceió e Arapiraca na última semana do mês de julho.

Na oportunidade o Secretário Jardel apresentou uma planilha com o número de vagas que o Estado mantém, por comunidade acolhedora. A deputada Célia Rocha-PTB/AL argumentou ainda sobre a necessidade da participação das comunidades acolhedoras e dos órgãos de saúde que acompanham os jovens em tratamento, nos Seminários.

Outra reunião foi com o Gerente de Núcleo de Saúde Mental do Estado - Berto Gonçalo da Silva, onde foi solicitado, pela deputada, a inclusão no Plano de Educação Permante da Saúde e no PPA da Secretaria o “Tema Álcool e Drogas” a partir de 2011. Indagou ainda, sobre os recursos para implantar os CAPS I, II, III e Ad em municípios pólo.

“A grande preocupação é organizar uma estrutura, que trabalhe em conjunto, e que realmente atenda os dependentes em substâncias psicoativas, e tentar assim modificar a triste realidade desses jovens e de toda sociedade alagoana”. Disse a deputada .