Agricultores serão capacitados em inseminação artificial

  • Redação
  • 11/07/2011 15:21
  • Política

Um grupo formado por dez agricultores familiares da Região da Bacia Leiteira será capacitado em inseminação artificial a partir desta segunda-feira (11), no Parque de Exposições Mair Amaral, em Batalha.

O treinamento faz parte das ações do Programa Alagoas Mais Leite, coordenado pela Secretaria de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário (Seagri). Os agricultores são pequenos produtores de leite vinculados à Associação Samambaia, que fica na zona rural de Olho D’Água das Flores.

Além deles, cinco universitários do curso de Medicina Veterinária da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) serão capacitados. De acordo com o médico veterinário Rogério Madeiro, instrutor da capacitação, os agricultores e os universitários serão capacitados juntos e vão passar por quatro etapas: aula teórica, análise de peça de matadouro, prática com manequim e prática com animais vivos.

“Ao final, o próprio agricultor poderá fazer a inseminação artificial em seus animais. Com isso, ele aplica sêmen de touros de alto valor genético e melhora o rebanho, renova a genética”, afirmou o instrutor. A capacitação começa nesta segunda (11) e segue até sexta-feira (15).

De acordo com o secretário de Estado da Agricultura, Jorge Dantas, até o final de 2011 ainda serão realizados pelo menos mais 15 cursos de inseminação artificial. “Essa ação do Programa Alagoas Mais Leite se complementa a outra, que é o repasse às associações de kits de inseminação. Cada kit inclui um botijão com 500 doses de sêmen”, explicou o secretário.

“Temos a determinação do governador Teotônio Vilela de apoiar os agricultores familiares. No Sertão, a pecuária de leite é uma vocação, e por isso deve ser fomentada. É a atividade agropecuária que mais gera renda para o agricultor familiar e é praticada o ano todo”, destacou Jorge Dantas.