Vereador promete mobilização contra taxa de iluminação cobrada pela prefeitura de São Sebastião

  • Redação
  • 07/06/2011 09:46
  • Política

Um grupo de partidos políticos, associações comunitárias, sindicatos, federações e várias outras entidades deverão realizar nesta quarta-feira (08), a partir das 13h, uma grande mobilização em São Sebastião contra a COSIP (Contribuição de Serviço de Iluminação Pública) feita pela Prefeitura Municipal.

A informação foi passada pelo vereador André Bonfim (PT), único parlamentar de oposição ao prefeito José Pacheco Filho. Ele contou a reportagem do Minuto Arapiraca que a taxa da COSIP começou a ser cobrada no mês passado e que várias contas apareceram com um alto índice de porcentagem.

“O projeto foi aprovado na calada da noite, no dia 29 de dezembro do ano passado, numa sessão Coruja. Não contou com o meu voto e com o do presidente já que ele não poderia votar. Isso é uma taxa arbitraria e absurda. Era pra ser uma contribuição de melhoria, mas não existe”, explicou.

De acordo com o vereador, a taxa possui uma tabela complexa onde se divide seis tipos de valores pagos pelos consumidores. “O resultado é que saiu uma cobrança abusiva, imoral. Tem gente que pagou 45% de taxa de contribuição, sendo que 80% das ruas da cidade estão às escuras. Na Zona Rural andamos quilômetros e não vemos nada aceso. Fora da nossa realidade isso”, comentou.

A mobilização terá concentração no Posto Geová, na entrada da cidade e percorrerá várias ruas, passando pela sede da Prefeitura de São Sebastião e encerrando na Câmara Municipal. O deputado estadual Ronaldo Medeiros (PT) e o empresário Mauricio Tavares (PDT), que perdeu na eleição de 2008 para José Pacheco, devem marcar presença na passeata.

A reportagem do MA tentou entrar em contato com o prefeito José Pacheco, mas ele não foi encontrado.