Presidente do PC do B afirma que partido precisa "deslanchar"

  • Redação
  • 16/05/2011 06:32
  • Política
Assessoria PC do B

A reunião do Comitê Estadual, ampliada com a participação de membros das novas direções municipais que têm sido formadas no processo de revitalização do PCdoB/AL que vem ocorrendo sob a condução da direção estadual e sua Comissão de Organização, contou com a presença de vários municípios, dentre os quais Marechal Deodoro, Satuba, Penedo, São Miguel dos Campos, Campo Alegre, Pão de Açúcar, Arapiraca, Matriz de Camaragibe, Colônia Leopoldina, Viçosa, além da própria capital, Maceió.

A mesa dirigente dos trabalhos foi formada pelo presidente estadual do PCdoB/AL, Eduardo Bomfim, por Sinval Costa, membro da Comissão Estadual de Organização, pelo prefeito de Satuba, Cícero Titor, pelo vereador de Maceió, Marcelo Malta, e pelo vice-prefeito de Marechal Deodoro, Dr. Petrúcio.

A intervenção política foi feita por Eduardo Bomfim, em que destacou o processo de desenvolvimento do Brasil, tanto historicamente como nos últimos mandatos do presidente Lula e agora no de Dilma, para a melhoria da vida da população.

Bomfim falou ainda sobre a batalha de ideias, com um mídia que tem dono e tem linha, contra a maioria da sociedade. Uma batalha sob a ditadura da mídia – a mesma que tentou derrubar presidentes, como a da Venezuela, onde o povo foi às ruas e recolocou no poder o seu presidente.

Bomfim falou sobre a ofensiva do imperialismo, a questão do Oriente Médio, com a invasão de outro país pelos EUA, o Paquistão, para assassinar Osama, ele próprio treinado pela CIA. Acrescentou que Obama, com objetivo eleitoral, está se posicionando mais à direita, reafirmando os EUA como a polícia do mundo, que também julga e executa.

Bomfim se referiu à crise econômica no mundo em função dos interesses dos grandes banqueiros, a Europa em crise profunda, com desemprego generalizado, o que vai gerando políticas racistas, contra os imigrantes, voltando ao tempo das colônias, com candidatos de extrema direita nesses Países. Nessa crise em que os bancos fraudaram o mundo todo, Portugal e Grécia já estão em situação muito ruim, assim como se agrava a situação de Espanha e Itália.

O Brasil e os demais países do BRIC, Rússia, Índia, China, não passam por essa situação. O quadro de crise tem alguns reflexos no Brasil mas com os governos de Lula, com a defesa da soberania e do desenvolvimento nacional, o País está em situação muito diferente do que estaria com o governo FHC que adotava as políticas neoliberais, acrescentou.

Bomfim afirmou que somos um país que é como um continente, que tem uma política econômica que ainda precisa melhorar, como a questão dos juros, mas nossa potencialidade é tão grande que o país continua se desenvolvendo. Falou ainda sobre a questão dos combustíveis, em que as autoridades nacionais estão determinando a baixa de seu preço, comentando ainda as recentes mobilizações e protestos em Maceió, em que a população identificou a especulação feita pelos donos de postos.

Chamando atenção para a necessária visão crítica em relação ao que é divulgado pela mídia, afirmou que quando o brasileiro quer e identifica algo diferenciado, não se pauta pela mídia, como no caso da eleição de Lula. Referiu-se ao canal de TV Telesur que apresenta notícias de todo o mundo sob outra ótica, e que não é transmitido no Brasil. Falou principalmente sobre o poderio da rede Globo na mídia brasileira, que faz campanhas intensas de desmoralização contra os líderes da América Latina, onde existem hoje vários presidentes com linha de independência e progressistas.

Nesse quadro, apontou o crescimento de partidos democráticos e progressistas, entre eles o PCdoB, salientando que nossa luta se insere nesse quadro bem maior. Afirmou que precisamos avançar, ocupar espaços maiores, pelo exercício do voto, enfrentando os poderosos, com vários tipos de aliados, que a sabedoria do povo sabe identificar. Um partido voltado para os humildes, pelos avanços da sociedade, contra a compra de voto e a corrupção.

Bomfim lembrou que o País está na contramão da queda dos outros e nossa linha é de fortalecer o governo da presidente Dilma, que é do nosso campo, embora não tenhamos atitude de oportunismo nem do “sim senhor”, os movimentos sindical e estudantil tem sempre ido à luta pelos avanços e contra políticas que identifiquem como contrárias aos interesses do trabalhador e da juventude brasileira. O outro campo, adversário, é dos que se aliam aos interesses do imperialismo.

Bomfim lembrou que existem particularidades no campo de aliados a nível nacional e local. Aqui em Alagoas, destacou que a vitória tucana nas eleições para governador foi a expressão do poder econômico, dos grandes empreiteiros, da Cooperativa das usinas de açúcar.

Bomfim afirmou a importância do fortalecimento do movimento popular, do respaldo popular às ideias de acumulação e avanço. Destacou o papel da UJS, da UNE, UBES, da CTB, em conjunto com outras centrais sindicais. Afirmou que como não estamos em momento de ruptura revolucionária, nossa batalha se dá na luta de ideias, em que é indispensável a luta eleitoral, o projeto eleitoral, prioridade estratégica.

Continuou: nas eleições de 2012 o PCdoB/AL tem o projeto de manter Titor na Prefeitura de Satuba, Fifi como vice-prefeito em Marechal Deodoro e eleger o maior número de vereadores, além da possibilidade de outros projetos majoritários, como em Delmiro Gouveia e Palmeira dos Índios. Destacou ainda a necessidade de fortalecer o PCdoB em Arapiraca, segunda maior cidade do estado, onde é preciso fazer o Partido deslanchar na linha certa.

Bomfim destacou ainda, na luta de ideias, no campo da resistência, o papel das redes sociais, dos blogs, e deu grande incentivo para que as lideranças produzam seus blogs, além dos que já assim o fazem, como forma de divulgar as ideias do Partido, os acontecimentos, o trabalho do vereador. Lembrou que esses são instrumentos mas seu conteúdo é que determina seu caráter revolucionário.

Bomfim afirmou que nossos candidatos travam uma luta de ideias, as campanhas baseadas em muito dinheiro são as que os outros ganham sempre. Destacou que o PCdoB existe para isso e que os fisiológicos existem para despolitizar a política. “É um Partido de ideias avançadas, que nada contra a maré numa sociedade em que domina o poder econômico. Temos o sentimento de que o mundo tem muitas injustiças e que nós temos que mudar, um Partido revolucionário”.

Em relação ao estado de Alagoas, Bomfim falou sobre os vários problemas que só têm se agravado neste governo, com constantes faltas de energia, insegurança generalizada, o caos na saúde, educação, greves de servidores, falta de habitação, até mesmo dos que perderam suas casa com as calamidades do ano passado continuam sem novas casas e estão voltando e reconstruindo suas moradias nas mesmas áreas de risco. Segundo Bomfim, o governo Téo só existe pelo poder econômico, que está no poder no estado e é nosso adversário e em 2014 vamos enfrentá-lo.

Bomfim destacou que nossos aliados estão nesse campo com o PMDB, PDT, PT, conduzindo uma política de independência com os outros partidos, mas atuando unidos. Enfatizou que o Partido tem uma linha nacional, tem linha geral, o que não impede que sejam discutidos casos particulares em determinadas situações e locais. Para o conjunto dos militantes e lideranças, Bomfim frisou que o que garante a moral política é isso: coerência, respeito aos compromissos.

Concluiu afirmando que devemos duplicar, triplicar, multiplicar o número de vereadores em 2012 e que já há um esforço de vários municípios nesse sentido. 

Em seguida foram feitas várias intervenções, no sentido dos avanços e ampliação do Partido, da necessária ousadia, da possibilidade de conscientização das pessoas, na construção desse campo progressista. Antigos e novos filiados reafirmaram sua compreensão do papel do Partido e de seu compromisso.

Bomfim destacou ainda o papel da Resolução Política aprovada pela Comissão Política estadual, distribuída entre os presentes, e do Programa do PCdoB. Afirmou que a Resolução Política é uma deliberação de orientação, disciplinadora, ressaltando a linha de unidade do Partido, de acordo com as orientações do Comitê Central, da direção nacional, e da instância estadual e que é preciso zelar pela unidade de ação política.

Na segunda parte da reunião, foi apresentado um informe com um balanço dos trabalhos de organização, por Sinval Costa, membro da Comissão Estadual de Organização. Sinval destacou as novas e qualificadas filiações ao PCdoB, citando o caso de Piranhas, onde se filiaram muitas lideranças, dentre as quais engenheiros da CHESF, relatando a visita feita aos municípios do sertão alagoano pela vice-presidente nacional do Partido, ex-prefeita de Olinda e deputada federal Luciana Santos, por ocasião das atividades comemorativas ao aniversário do PCdoB, quando esteve presente em atos políticos em Delmiro Gouveia, Água Branca e Piranhas.

Destacou as novas filiações em vários municípios, citando o caso de São Miguel dos Campos em que a nova presidente municipal do PCdoB é a presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, a Zefa, que inclusive já havia disputado as últimas eleições para a direção da Fetag, como vice-presidente, com o apoio do Partido e da CTB. É a ampliação da presença do Partido dentre os trabalhadores rurais. Salientou a presença também de Adelmo, em cuja posse na presidência do Sindicato dos Trabalhadores Rurais no município de Colônia Leopoldina estiveram membros da direção estadual do Partido e da CTB, na última quinta-feira, 12/05, realizada na Câmara de Vereadores daquele município, em concorrido e expressivo ato.

Foi dado destaque aos municípios que já estão trabalhando na construção de chapas próprias para vereadores, para a disputa eleitoral de 2012, em especial Marechal Deodoro e Campo Alegre, onde haverá uma plenária no próximo dia 29.

Em seguida, Sinval fez a leitura da proposta de Normatização das Conferências Estadual e Municipais Ordinárias do PCdoB em 2011, aprovada, estando deflagrado o processo de Conferências do Partido no Estado de Alagoas, que deverá ser acompanhado de perto pela Comissão Estadual de Organização, com a incorporação ainda dos companheiros Titor e Robson, no apoio à realização das Conferências Municipais.

Sinval informou ainda que vários municípios estão já com datas definidas para a realização de suas Conferências Municipais. A Conferência Estadual, de acordo com deliberação do Comitê Estadual, se realizará no dia 10 de setembro de 2011.

A fração do Partido na Universidade Federal de Alagoas (UFAL) apresentou proposta de uma nota de apoio à candidatura do atual vice-reitor, Eurico Lobo, à eleição para a Reitoria da UFAL, que deverá se realizar no mês de junho próximo. Feita a leitura da nota proposta por Cláudia Petuba, diretora da UNE, foi discutida e aprovada, com acréscimos propostos pelo plenário.