Júlio Houly sairá do PSB para disputar prefeitura de Arapiraca

  • Redação
  • 12/04/2011 06:00
  • Política
Ascom Câmara
Julio Houly
Julio Houly

Apesar de ainda faltar 18 meses para as eleições municipais de 2012, lideranças políticas de Arapiraca começam a traçar estratégias visando o próximo pleito. Nesse período, os maiores interessados são os partidos políticos. É pela sigla partidária que nasce a composição e na coligação soma-se a força dos candidatos principalmente no majoritário.

Enquanto o grupo do prefeito Luciano Barbosa (PMDB) ainda não definiu quem será o candidato, a oposição já prepara uma articulação forte. O primeiro “armar” uma estratégia para sair candidato a prefeito é o ex-vereador Júlio Houly, que vai deixar o PSB para se filiar em outro partido.

A idéia da saída de Houly do partido teria partido do deputado federal Givaldo Carimbão, uma das lideranças do PSB em Alagoas e propício candidato a prefeito em Maceió. De acordo com informações, o parlamentar alagoano quer a candidatura de Julio Houly em Arapiraca por outra sigla, já que não vê espaço no Partido Socialista Brasileiro para obter apoio.

Quem é

Julio Houly, que é irmão do ex-deputado estadual Daniel Houly, morto em 1999, já foi secretário Municipal de Agricultura da administração da ex-prefeita Célia Rocha e vereador por três mandatos (1995 à 1998 / 2001 à 2004 / 2005 à 2008). Ele também se candidatou a deputado estadual em 2006, obtendo 11.126 votos, sendo que no município arapiraquense recebeu 7.869 votos.

O partido em Arapiraca

O PSB chegou a ser um dos partidos mais importantes do Estado. Durante o primeiro mandato do governador Ronaldo Lessa, a sigla tinha força até mesmo dentro de Arapiraca. Em 2004, o ex-deputado Dudu Albuquerque, até então pertencente à sigla, disputou a campanha contra o atual prefeito Luciano Barbosa (PMDB). Atualmente, Albuquerque está no PSDC.