Conferência define Plano Municipal de Educação de Limoeiro de Anadia

  • Assessoria
  • 11/06/2015 11:46
  • Polícia

Um novo capítulo da história da Educação de Limoeiro de Anadia começou a ser escrito nesta quinta-feira (11) durante a realização da Conferência Municipal de Educação, que teve como objetivo discutir o Plano Municipal de Educação (PME), documento construído de forma democrática e participativa que define metas educacionais para o município nos próximos dez anos.

O evento foi realizado no ginásio poliesportivo anexo à Escola Municipal Benício Ferreira Reis, no Distrito Pé Leve, e contou com as presenças de diversas autoridades, a exemplo de vereadores, secretários municipais, técnicos da Educação e representantes da sociedade civil em geral.

Durante os trabalhos foi aprovado o texto base do Plano Municipal de Educação, uma espécie de livro de cabeceira que deverá ser seguido pelos gestores da Educação ao longo da próxima década. Após aprovação, o texto base será elaborado em forma de documento e, posteriormente, submetido à apreciação do Poder Legislativo e transformado em lei, conforme a Lei Federal nº 13.005-2014.

De acordo com a secretária de Educação do município e coordenadora do PME, Glauciane Veiga, o Plano representa um raio x da real situação da Educação em Limoeiro de Anadia. “Este Plano não se restringe apenas a metas ou estratégias. Ele representa um diagnóstico de acordo com a nossa realidade, sem pontos fictícios, mas mostrando todos os nossos avanços e também as dificuldades”, frisou a secretária.

O prefeito Marlan Ferreira (PP), que passou a semana em Brasília buscando recursos para o Município, não pôde estar presente, mas foi representado pelo secretário municipal de Finanças, Maciel Oliveira, que falou sobre a importância daquele momento. “Hoje estamos tendo a oportunidade de, juntos, pactuarmos propostas que possam proporcionar ainda mais qualidade para a nossa Educação e, consequentemente, formar cidadãos para o futuro”, frisou Maciel.

Marinalva Santos, avaliadora da Secretaria de Articulação dos Sistemas de Ensino (SASE-MEC), e o professor Luiz Carlos, representante da União dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME) foram convidados para ministrar palestras sobre o tema, a exemplo dos seis eixos: Educação Infantil, Educação em Desenvolvimento, Educação de Jovens e Adultos, Educação Médio e Superior, Gestão Democrática e Valorização dos Profissionais da Educação e Financiamento.

Ainda segundo a representante do MEC, Marinalva Santos, o Plano Municipal de Educação é finito em sua construção, mas infinito nos sonhos. “Ele nos garante o acesso, a permanência e, sobretudo, uma Educação com mais qualidade e, consequentemente, uma sociedade mais justa, igualitária e mais humana. Neste documento foram coletados dados do passado, analisada a situação presente e projetada e Educação que queremos e sonhamos”, disse.

Na Conferência ainda se fizeram presentes os secretários Manoel Farias (Planejamento e Desenvolvimento Econômico) e Jessica Oliveira (Administração e Recursos Humanos), os vereadores Zezinho (presidente da Câmara) e Toinho, além da representante da comissão do PME, Maria Lúcia Duarte.