Casal Judá e Almira Fernandes faz doação de livros a escolas de Arapiraca

  • Edvaldo Silva
  • 14/11/2014 09:46
  • Edvaldo Silva
Judá e Almira Fernandes
Judá e Almira Fernandes

Motivado pela curiosidade fiz uma visita ao casal Judá Fernandes, médico e escritor, e a assistente social Almira Fernandes, primeira assistente social de Alagoas, escritora e poetisa.

Informados de que o casal preserva em sua residência um rico acervo cultural, que varia de arte e escritos diversos, com relatos importantes da história de Alagoas contados em livros com dedicatórias simples e prefaciados por nomes ilustres da literatura moderna e contemporânea.

Conheci de perto a joia guardada na mansão da família Fernandes, uma das mais importantes de Arapiraca.

Na conversa de quase duas horas, o escritor Judá Fernandes e a poetisa com traços cordelistas, Almira Fernandes, decorreram informações em várias áreas de atuação e relatos que constam em vários livros publicados no decorrer de algumas décadas.

Por ocasião da visita, o casal passou a informação de que milhares de exemplares de seus livros estão sendo doados as escolas municipais e estaduais do Agreste.

Livros com títulos: Um Genuíno Tangerino, A Xícara do Padre, Um Provinciano na Academia, O Cordel do Setentão, Navegando Entre Crônicas e Cordéis, A Saga da Radio Novo Nordeste (a Pioneira), entre outros, vão enriquecer as bibliotecas das escolas das zonas urbana e rural em toda extensão municipal.

“O nosso objetivo é levar para os jovens de agora momentos vividos por nós e por nossa geração e que foram importantes no desenvolvimento de Arapiraca e de outras cidades alagoanas na história política e socioeconômica do Estado”, afirmou o médico e escritor Judá Fernandes.

Por sua vez, a inseparável Almira Fernandes, atenta aos relatos do esposo, também falou: “O que estamos deixando para as escolas é um documento que contém parte de vidas humanas dedicadas a nossa cultura, nossa arte, nossa educação e aos nossos antepassados que nos ensinaram a construir uma família pura e banhada de respeito, simplicidade e caráter”.