Os ganhadores e os perdedores de Arapiraca – uma visão do futuro!

  • Edvaldo Silva
  • 15/10/2014 08:57
  • Edvaldo Silva
Luciano, Ricardo e Rodrigo
Luciano, Ricardo e Rodrigo

Passada uma semana das eleições em Alagoas, resolvi fazer uma análise dos arapiraquenses ganhadores e perdedores do pleito.

Muito mais que uma derrota nas urnas, minha proposta no texto é ver o futuro político, mostrar quem saiu fortalecido e enfraquecido, quem tem chances de galgar voos maiores em 2016 e 2018 ou quem pode se “aposentar”.

Três nomes saíram muito fortes desta eleição – o vice-governador eleito Luciano Barbosa, o deputado estadual Ricardo Nezinho e o deputado eleito Rodrigo Cunha. Os dois primeiros são do PMDB e o segundo do PSDB.

Explico¹:

Barbosa fará parte do governo do Estado, que será administrado por Renan Filho, que também é do PMDB. Será uma ótima oportunidade para Arapiraca crescer ainda mais politicamente e receber investimentos estaduais.

Ricardo Nezinho não foi só o terceiro deputado estadual mais votado, foi o primeiro da coligação do PMDB e o reeleito com o maior número de votos. Seu fortalecimento e sua fidelidade ao grupo de Renan e Luciano e ao PMDB deverão lhe proporcionar uma vaga na Mesa Diretora da Assembleia Legislativa e, quem sabe, uma candidatura a prefeito.

Filho da ex-deputada Ceci Cunha, Rodrigo Cunha foi o mais votado do pleito. Ele se tornou bastante conhecido na cidade e sua juventude e discurso diferente proporcionarão coisas maiores na política. É um forte pré-candidato do PSDB a disputar a administração do município em 2016.

Já os perdedores desse pleito foram Ricardo Barreto e Rogério Teófilo.

Explico²:

O primeiro não conseguiu eleger nenhum de seus candidatos. Ele apoiava o ex-vereador Julio Houly para Câmara Federal, Biu para o governo, Heloisa Helena para o senado e Mariana Silva para presidente.

Com os resultados, Barreto, que antes da eleição era dito como forte candidato a disputar a prefeitura no pleito seguinte, agora ficou mais fraco politicamente e deverá ter poucos apoios na sua luta para chegar ao comando da cidade.

O ex-deputado Rogério Teófilo até teve uma boa votação em Arapiraca. Conseguiu 30 mil votos na sua tentativa de retornar à Brasília, mas sem o apoio do governo do Estado suas chances de realizar o “sonho” de ser prefeito diminuíram bastante.

Dentro do próprio PSDB já se cogita o nome de Rodrigo Cunha para prefeitura. Com isso Rogério mais uma vez ficaria de fora... mas dependendo da eleição de 2016, pode chegar com tudo para ser deputado estadual em 2018.

Quanto a prefeita Célia Rocha, apesar de todos os problemas que tem enfrentado na gestão, ajudou a eleger seus candidatos – Nezinho, Paulão, Lessa, Collor e Renan e Luciano. Isso poderá dar um novo gás a ela, mas seu futuro ainda é incerto.